Suíça e Finlândia surpreendem no Mundial Júnior de Hóquei no Gelo

Finlândia derrotou o país-sede Canadá nas quartas do Mundial Júnior (Matt Zambonin/HHOF-IIHF Images)

Dois dos maiores favoritos ao Mundial Júnior de Hóquei no Gelo e finalistas da competição no ano passado foram eliminados precocemente nesta temporada. A Suécia e o Canadá foram surpreendidos pela Suíça e Finlândia nas quartas de final e deram adeus ao título. As partidas foram realizadas na noite dessa quarta-feira, 2 de janeiro, em Victoria e Vancouver, no Canadá. 

Sem dúvida a derrota mais sentida pelos torcedores é da seleção canadense. Maior vencedor do Mundial Júnior de Hóquei no Gelo, atual campeão do torneio e país-sede, a expectativa era que a equipe conquistasse o título diante dos torcedores. Contudo, a derrota para a Rússia na primeira fase colocou a Finlândia, outro país integrante do Big Six, no caminho.

O Canadá até começou melhor e abriu o placar com Ian Mitchell no início do segundo período da partida. Contudo, os finlandeses pressionaram no fim do jogo e conseguiram o empate com Aleksi Heponiemi a menos de um minuto para o encerramento do tempo normal. No overtime, Toni Utunen conseguiu fazer o gol que decretou a vitória do país escandinavo. 


Mas nada se compara à eliminação sueca nas quartas de final. Primeiro colocado do Grupo B, invicto e atual vice-campeão, os suecos eram favoritos diante da Suíça, que venceu apenas um jogo na primeira fase e terminou na quarta posição do Grupo A. Contudo, o que se viu foi um jogo quase perfeito dos suíços.

O país abriu o placar ainda no primeiro período com Yannick Bruschweiler. Depois, no segundo período, ampliou com Luca Wyss e nem mesmo a pressão dos suecos no fim da partida alteraram o resultado de 2 a 0. Essa já é a melhor campanha da Suíça no Mundial Júnior de Hóquei no Gelo desde 2010, quando também avançou à semifinal.


Depois de surpreenderem nas quartas de final, suíços e finlandeses querem manter o bom momento na competição. Os dois países se enfrentam na semifinal por uma vaga à decisão nesta sexta-feira, 4 de janeiro, a partir das 23h (horário de Brasília), na Rogers Arena, em Vancouver, no Canadá. 

Na outra semifinal não houve espaço para surpresas. Invicto e melhor time da primeira fase, a Rússia atropelou a Eslováquia e venceu por 8 a 3 de forma tranquila. Já os Estados Unidos tiveram um pouco mais de dificuldade, mas conseguiram vencer a República Tcheca por 3 a 1. Na luta contra o rebaixamento, o Cazaquistão derrotou a Dinamarca por 4 a 3 na primeira partida entre as seleções. 

Cazaques e dinamarqueses voltam a se enfrentar na sexta-feira, dia 4, a partir das 15h (horário de Brasília) na Rogers Arena, em Vancouver. No mesmo local, mas às 19h, russos e norte-americanos duelam por uma vaga à final do Mundial Júnior de Hóquei no Gelo. A definição dos medalhistas será no sábado, dia 5. 

Suíços derrotaram os favoritos suecos no Mundial Júnior (Minas Panagiotakis/HHOF-IIHF Images)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.