Stina Nilsson e Sindre Skar dominam etapa alemã no cross-country

Stina Nilsson comemora vitória em Dresden (Divulgação)

Após a disputa do Tour de Ski, a Copa do Mundo de Esqui Cross-Country voltou ao seu calendário normal com provas de Sprint individuais e por equipe em Dresden, na Alemanha. A sueca Stina Nilsson e o norueguês Sindre Skar dominaram a etapa, realizada no último fim de semana, entre 11 e 13 de janeiro. 

Cada um deles conquistou duas medalhas de ouro. Stina Nilsson, por exemplo, é a atual campeã olímpica e venceu as últimas quatro provas desta disciplina na temporada - é a atual líder da Copa do Mundo neste tipo de prova. Skar, por sua vez, voltou a vencer no circuito internacional após dois anos - seu último triunfo foi em Toblach, na Itália. 

Na disputa feminina, nenhuma atleta foi páreo para a fortíssima equipe da Suécia. Na bateria decisiva na prova individual, Stina Nilsson foi a mais rápida e liderou um pódio triplo do país escandinavo: Maja Dahlqvist foi a segunda e Jonna Sundling foi a terceira colocada. 


Depois, na prova por equipes, as suecas conquistaram o ouro e a prata. A dupla formada por Nilsson e Dahlqvist ficou com a primeira posição, enquanto que o conjunto de Jonna Sundling e Ida Ingemarsdotter terminou com a segunda posição. A Noruega, com Mari Eide e Maiken Falla, completou o pódio. 

Entre os homens, o norueguês Sindre Skar aproveitou a ausência dos líderes Johannes Klæbo, da Noruega, e Alexander Bolshunov, da Rússia, para voltar a vencer na Copa do Mundo de Esqui Cross-Country. Na corrida individual, ele foi o mais rápido e conseguiu derrotar o russo Gleb Retivykh, segundo colocado, e seu compatriota Erik Valnes, terceiro.


Já na competição de Sprint por equipes, Skar competiu ao lado de Valnes e eles repetiram o excelente desempenho, conquistando mais uma medalha de ouro. A Noruega ainda conseguiu uma dobradinha com a prata obtida por Paal Golberg e Eirik Brandsdal. O conjunto russo com Retivykh e Artem Maltsev, ficou com o bronze. 

Os resultados em Dresden, contudo, não alteram as primeiras posições do ranking da Copa do Mundo. Entre as mulheres, a norueguesa Ingvild Østberg segue na liderança com 1152 pontos, à frente da finlandesa Krista Pärmäkoski, segunda com 883, e da russa Natalia Nepryaeva, terceira com 881. No masculino, Klæbo lidera com 934 pontos, contra 750 de Bolshunov. 

A temporada do esqui cross-country prossegue no próximo fim de semana. Homens e mulheres competem em provas de Sprint e Distance em Otepää, na Estônia, entre 19 e 20 de janeiro.

Sindre Skar comemora com Erik Valnes a vitória no sprint por equipes (Divulgação)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.