Østberg e Klæbo se aproximam de título no Tour de Ski

Johannes Klæbo vence mais uma e busca título inédito no Tour de Ski (Reprodução)

Os noruegueses Ingvild Østberg e Johannes Klæbo deram um passo importante em direção ao primeiro título de suas carreiras no Tour de Ski. Os dois atletas venceram a prova de Distance em largada coletiva nesse sábado, 5 de janeiro, e ampliaram a vantagem na liderança da competição. A corrida foi realizada em Val di Fiemme, na Itália.

Resta apenas uma etapa para o encerramento do Tour nesta temporada e o triunfo na penúltima prova coloca ambos em ótimas condições na última corrida, no formato de perseguição. Os dois possuem uma diferença considerável em relação aos vice-líderes e, se mantiverem o desempenho, dificilmente perdem o troféu. 

Quem se deu melhor nesse sábado foi Johannes Klæbo. Além de vencer os 15km masculino em técnica clássica com 40min52seg6, ele viu o russo Sergey Ustiugov, seu principal rival na luta pelo título, terminar apenas na 16ª posição, mais de quarenta segundos atrás. O italiano Francesco de Fabiani foi o segundo, seis décimos atrás, e Alexander Bolshunov, da Rússia, foi o terceiro colocado. 


Assim, o norueguês possui o tempo acumulado de 2h35min08seg1 e amplia sua vantagem na classificação masculina do Tour de Ski. Agora, ele possui 1min20seg4 de vantagem sobre Sergey Ustiugov - na sexta-feira, por exemplo, essa diferença era de apenas cinco segundos. Isso significa que Klæbo terá 1min20seg de vantagem na largada para a última prova. 

Já Ingvild Østberg conseguiu manter uma diferença tranquila na disputa feminina. Ela voltou a vencer os 10km de largada coletiva em técnica clássica com o tempo de 29min34seg4. A russa Natalia Nepryaeva, sua principal rival na luta pelo título da competição, foi a segunda colocada ao chegar dez segundos depois. Anastasia Sedova, também da Rússia, completou o pódio.


Com mais um triunfo no torneio, o terceiro seguido, a norueguesa possui o tempo total de 1h55min16seg2 e, mesmo com Nepryaeva alcançando três segundos lugares em sequência, ela possui 53.4 segundos de vantagem. Ou seja, quando Østberg começar a última prova, a russa terá que esperar quase um minuto para largar e buscar a vitória. 

A etapa derradeira do Tour de Ski será neste domingo, dia 6 de janeiro, novamente em Val di Fiemme, na Itália, com uma prova de 9km uphill em perseguição livre. As mulheres largam às 10h (horário de Brasília) e os homens às 11h45. Quem cruzar a linha de chegada em primeiro será o campeão do torneio nesta temporada.

Ingvild Østberg possui terceira vitória consecutiva e é favorita ao título após dois vice-campeonatos (Reprodução)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.