Østberg e Klæbo mantêm liderança no Tour de Ski Cross-country

Ingvild Østberg segue na liderança feminina do Tour de Ski (Reprodução)

Não foi fácil, mas os noruegueses Ingvild Østberg e Johannes Klæbo conseguiram manter a liderança do Tour de Ski desta temporada. Os atletas participaram da prova de perseguição em técnica livre na cidade de Oberstdorf, na Alemanha, na manhã desta quinta-feira, 3 de janeiro. Agora, restam apenas duas corridas para o fim da competição. 

Ambos terminaram na primeira posição após o encerramento da corrida de 10km (feminino) e 15km (masculino) em perseguição. Contudo, a situação mais tranquila é de Ingvild Østberg, que conseguiu ampliar sua vantagem na liderança feminina. Após dois vice-campeonatos consecutivos, a atleta é favorita ao título deste ano. 

Na disputa de perseguição, a norueguesa largou com 24 segundos de vantagem e completou o percurso em 26min21seg2. Ela chegou mais de trinta segundos à frente da russa Natalia Nepryaeva, segunda colocada. A norte-americana Jessica Diggins conseguiu a terceira posição graças ao photo-finish após travar um duelo acirrado com Yulia Belorukova, também da Rússia.


Dessa forma, no ranking feminino do Tour de Ski, Østberg possui o tempo acumulado de 1h26min11seg8 e está 35.4 segundos à frente de Nepryaeva - Diggins é a terceira com mais de 1min20seg atrás. Dificilmente o título da competição não ficará com uma das duas primeiras colocadas. 

Entre os homens, Johannes Klæbo venceu, mas viu sua vantagem diminuir na classificação geral. Especialista em Sprint, ele largou com mais de 15 segundos de vantagem sobre o russo Sergey Ustiugov, mas não conseguiu manter uma distância tranquila. 


Com menos de dois quilômetros a diferença entre os dois já era mínima e eles se alternaram na primeira posição da prova. No fim, o norueguês conseguiu uma arrancada final e venceu com 35min07seg5, apenas quatro décimos à frente de Ustiugov. Alexander Bolshunov foi o terceiro colocado com 36min15seg7.

Dessa forma, a diferença que Klæbo conquistou com as duas vitórias no Sprint já foi desfeita. Ele possui o tempo acumulado de 1h55min00seg5, apenas 5.4 segundos a menos do que Sergey Ustiugov. Bolshunov é o terceiro com 1min18seg atrás. 

Agora, o Tour de Ski embarca para a última cidade desta temporada: Val di Fiemme, na Itália. A penúltima etapa será neste sábado, 5 de janeiro, com uma prova de 10km (feminino) e 15km (masculino) no estilo clássico e largada coletiva. Depois, no domingo, tem a disputa de perseguição 9km uphill para definir os campeões.

Sergey Ustiugov e Johannes Klæbo disputam o título do Tour de Ski (NordicFocus)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.