Maren Lundby volta a vencer e acirra luta feminina no Esqui Saltos

Maren Lundby (Divulgação)

Atual campeã olímpica e da Copa do Mundo de Esqui Saltos, a norueguesa Maren Lundby conseguiu espantar a falta de sorte e venceu sua primeira etapa nesta temporada. A atleta conquistou a vitória na segunda prova realizada em Sapporo, no Japão, em 13 de janeiro e acirrou ainda mais a disputa pelo título da temporada entre as mulheres. 

Lundby conseguiu 229.8 pontos em seus dois saltos decisivos na montanha HS 137 no país asiático. A alemã Katharina Althaus, grande rival da atleta da Noruega na temporada passada e líder do ranking, foi a segunda com 210.5 pontos. Sua compatriota Juliane Seyfarth completou o pódio com 206.5. 

Na primeira prova, realizada no sábado, 12 de janeiro, a norueguesa já havia conseguido subir ao pódio ao levar o bronze com 196.2 pontos. A veterana austríaca Daniela Iraschko-Stolz, 35 anos, foi a campeã com 200.4 pontos - Seyfarth também subiu ao pódio ao marcar 199.9 pontos e ficar com a medalha de prata. 

Com esse desempenho, Lundby conseguiu tirar 30 pontos da vantagem de Katharina Althaus no ranking feminino da Copa do Mundo de Esqui Saltos. Agora, a representante da Alemanha lidera com 530 pontos, contra 438 da rival. Juliane Seyfarth é a terceira com 356. 


No mesmo fim de semana, os homens encararam duas provas na montanha HS 135 em Val di Fiemme, na Itália. Foi a primeira etapa após a disputa do Four Hills no início do ano. O japonês Ryoyu Kobayashi, líder isolado do ranking masculino, e o polonês Dawid Kubacki foram os vencedores. 

Kobayashi venceu a primeira prova no sábado, dia 12, com 315 pontos, enfileirando seis triunfos consecutivos na temporada. Kubacki foi o segundo colocado com 288.5 e seu compatriota Kamil Stoch, atual campeão da Copa do Mundo, foi o terceiro com 282.9 pontos. 

No dia seguinte, 13 de janeiro, Dawid Kubacki manteve a regularidade e conseguiu sua primeira vitória na carreira ao marcar 271.1 pontos. O austríaco Stefan Kraft, que retomou a boa fase na virada do ano, foi o segundo com 257.2 pontos. Stoch repetiu a terceira posição com 256.9 - Kobayashi foi apenas o sétimo e ficou fora do pódio apenas na segunda vez da temporada. 

Ainda que os rivais tenham conseguido tirar um pouco da vantagem, o atleta do Japão segue tranquilo na liderança masculina. Agora, ele tem 1092 pontos e continua com quatro provas de vantagem sobre os rivais. Kamil Stoch é o segundo com 624 e o também polonês Piotr Zyla é o terceiro com 591. 

A Copa do Mundo de Esqui Saltos prossegue no próximo fim de semana. As mulheres continuam no Japão e participam de provas na montanha HS 102 em Zao entre 17 e 20 de janeiro. No mesmo período, os homens competem na montanha HS 134 em Zakopane, na Polônia.

Dawid Kubacki comemora sua primeira vitória na carreira (Divulgação)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.