Johannes Bø mantém liderança na Copa do Mundo de Biatlo

Johannes Bø comemora mais uma vitória na Copa do Mundo de Biatlo (Reprodução)

A boa fase do norueguês Johannes Bø na Copa do Mundo de Biatlo continuou com a virada do ano. Com uma vitória e um segundo lugar, o atleta foi o grande destaque da etapa realizada em Oberhof, na Alemanha, entre 10 e 13 de janeiro. Dessa forma, ele mantém uma vantagem tranquila na liderança e segue favorito ao título da competição. 

A temporada de Bø realmente é espetacular. Em dez provas individuais já realizadas, ele venceu nada menos do que sete delas e foi o segundo colocado em outra. Ele é dono da camisa amarela de primeiro colocado da classificação geral desde a segunda prova. O francês Martin Fourcade, atual heptacampeão, é o terceiro colocado. 

Em Oberhof, por exemplo, ele venceu a prova de Perseguição 12,5km com 34min29seg8 e errando três tiros no total. O alemão Arnd Peiffer foi o segundo, 15 segundos atrás e um tiro desperdiçado - o italiano Lukas Hofer completou o pódio com 34min45seg6 e desempenho perfeito nos tiros. 

Já no Sprint 10km, Bø ficou com a medalha de prata ao completar o percurso em 26min16seg1 e um tiro desperdiçado. A vitória foi do russo Alexander Loginov, que conseguiu o tempo de 25min50seg9 ao não errar nenhum tiro. O sueco Sebastian Samuelsson foi o terceiro com 26min27seg7 e também com desempenho perfeito nas paradas de tiro. 

Com esse desempenho, Johannes Bø segue com uma boa vantagem na liderança da Copa do Mundo de Biatlo. Ele possui 542 pontos, 130 a mais do que Loginov, atual vice-líder. Martin Fourcade é o terceiro com 342. 


Entre as mulheres, a italiana Lisa Vittozzi, 23 anos, foi a grande destaque em Oberhof ao conquistar suas duas primeiras vitórias individuais na elite do esporte. No Sprint 7,5km, ela completou o percurso em 22min34seg6. A francesa Anais Chevalier foi a segunda com 22min39seg9 e Hanna Öberg, da Suécia, foi a terceira com 22min49seg6 - nenhuma das três desperdiçou tiros na prova. 

Depois, na disputa de Perseguição 10km, Vittozzi, que é contemporânea da brasileira Gabriela Neres em competições júnior, venceu com 32min32seg9 e dois tiros ruins. A veterana Anastasiya Kuzmina, da Eslováquia, ficou na segunda posição com 32min47seg4 e quatro tiros errados. Já Chevalier levou o bronze com 33min00seg8 e cinco tiros desperdiçados. 

Os dois triunfos nesse fim de semana alçaram Lisa Vittozzi à vice-liderança da Copa do Mundo de Biatlo. Agora, ela possui 396 pontos, contra 438 de sua compatriota Dorothea Wierer, que se mantém na primeira colocação do ranking. Paulína Fialková, da Eslováquia, é a terceira com 374.

Por fim, Oberhof também realizou dois revezamentos por equipes e a Rússia venceu ambas as provas. Na disputa masculina 4x7,5km, o país conseguiu o tempo de 1h20min54seg3 e seis tiros ruins - a França foi a segunda colocada e a Áustria a terceira. Já no 4x6km feminino, as russas venceram com 1h18min46seg3 e oito tiros errados. A Alemanha ficou na segunda posição e a República Tcheca foi a terceira. 

A Copa do Mundo de Biatlo prossegue no próximo fim de semana, entre 17 e 20 de janeiro, em Ruhpolding, também na Alemanha. Entretanto, o mau tempo e a forte nevasca na região já fizeram a organização da prova reagendar a corrida masculina no sprint

Lisa Vittozzi conquistou suas primeiras vitórias na Copa do Mundo de Biatlo (Reprodução)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.