Ingvild Østberg vence e assume liderança feminina do Tour de Ski

Ingvild Østberg comemora vitória no Tour de Ski em Oberstdorf (Reprodução)

Vice-campeã do Tour de Ski nas últimas duas temporadas e 'coadjuvante de luxo' de Marit Bjørgen e Therese Johaug nos últimos anos no esqui cross-country, a norueguesa Ingvild Østberg está pronta para dar um salto importante em sua carreira. A atleta venceu a quarta etapa em Oberstdorf, na Alemanha, e assumiu a liderança da competição. 

A corrida de 10km em técnica clássica e largada coletiva aconteceu na manhã dessa quarta-feira, 2 de janeiro. Foi a primeira vitória da atleta da Noruega nesta temporada, o suficiente para alçá-la à primeira posição do Tour de Ski. Caso conquiste o título, ela mantém a escrita da competição: quem fica entre os três primeiros na classificação geral em três anos no Tour sempre conquista o troféu pelo menos uma vez.

A vitória na neve alemã, porém, não foi nada fácil. Østberg travou um duelo acirrado com a russa Natalia Nepryaeva nos metros finais e que só foi decidido no photo-finish. A norueguesa venceu com 32min08seg9, apenas um décimo à frente da rival - Anastasia Sedova, também da Rússia, foi a terceira colocada. 


Dessa forma, Ingvild Østberg chegou ao tempo acumulado de 1h00min05seg6 e possui 24 segundos de vantagem sobre Nepryaeva, que também pulou para a vice-liderança da classificação geral. A norte-americana Jessica Diggins, antiga líder, não teve um bom desempenho e caiu para a quarta posição.

Entre os homens, o norueguês Emil Iversen venceu a prova dos 15km em técnica clássica e largada coletiva. Ele completou o percurso em 45min30seg3. A final também foi disputada. O italiano Francesco de Fabiani foi o segundo apenas nove décimos atrás. Já o russo Sergey Ustiugov completou o pódio dois segundos atrás do vencedor. 


Contudo, é outro atleta da Noruega que lidera o ranking masculino do Tour de Ski desta temporada. Especialista em Sprint, Johannes Klæbo conseguiu uma ótima oitava posição nessa quarta-feira e é o primeiro colocado da classificação geral com 1h20min08seg0. Ustiugov é o vice-líder, 15 segundos atrás no tempo acumulado. 

O Tour de Ski prossegue em Oberstdorf para a quinta etapa desta temporada. Nesta quinta-feira, 3 de janeiro, acontecem as corridas de 10km feminino e 15km masculino de perseguição em técnica livre. Depois, restam apenas as duas provas finais em Val di Fiemme, na Itália, entre 5 e 6 de janeiro.

Emil Iversen puxa a fila da disputa masculina em Oberstdorf (Reprodução)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.