Francesco Friedrich domina disputa do Bobsled em Altenberg

Equipe de Francesco Friedrich comemora vitória (Viesturs Lacis/IBSF)

O alemão Francesco Friedrich está mostrando a cada prova que realmente vive a melhor fase de sua carreira no Bobsled. Campeão olímpico em PyeongChang tanto no 2-man quanto no 4-man, o atleta voltou a dominar uma etapa da Copa do Mundo da modalidade nesta temporada. As corridas aconteceram nesse fim de semana, entre 4 e 6 de janeiro, em Altenberg, na Alemanha. 

Friedrich novamente venceu as duas categorias masculinas em uma mesma etapa e se consolida, cada vez mais, na liderança da competição. Em seis provas, contanto as duplas e o quarteto, ele venceu nada menos do que cinco delas - apenas na primeira disputa do 4-man ele não foi o mais rápido, mas chegou na segunda posição. 

Em Altenberg, o alemão venceu as duplas ao lado de Thorsten Margis com o tempo combinado de 1min52seg19. O canadense Justin Kripps ficou na segunda posição, 37 centésimos atrás - Oskars Kibermanis, da Letônia, foi o terceiro. Com três vitórias, Francesco Friedrich lidera o ranking 2-man com 675 pontos, contra 620 de Kibermanis. 


Já no 4-man, o trenó comandado pelo atleta da Alemanha conseguiu o tempo de 1min48seg47 nas duas corridas. O time da Letônia pilotado por Oskars Kibermanis ficou na segunda posição, 31 centésimos atrás. Já o também alemão Nico Walther comandou o conjunto que chegou na terceira posição. Dessa forma, Friedrich possui 660 pontos no ranking do quarteto, 35 a mais do que Walther. 

Na disputa feminina da Copa do Mundo de Bobsled quem está dominando a temporada é Mariama Jamanka, também da Alemanha. A atleta voltou a vencer na competição ao conseguir o tempo de 1min57seg25 ao lado de Annika Drazek. A canadense Christine de Bruin foi a segunda, 31 centésimos atrás, e a norte-americana Elana Meyers Taylor completou o pódio. 

Com duas vitórias e um segundo lugar em três etapas, Jamanka lidera a competição entre as mulheres com 660 pontos. Sua compatriota Anna Köhler, que terminou no Top 5 em todas as provas, é a segunda com 576. Já a russa Nadezhda Sergeeva é a terceira com 562.

Russos brilham no Skeleton

Enquanto a Alemanha não dá chances aos rivais na disputa do Bobsled, na Copa do Mundo de Skeleton é a Rússia quem manda. O país venceu tanto a prova masculina quanto a feminina em Altenberg e tem cinco vitórias em seis provas - apenas a alemã Jacqueline Lölling conseguiu quebrar essa hegemonia em Winterberg, na última prova de 2018. 

Entre as mulheres, Elena Nikitina foi a mais rápida novamente e conseguiu a segunda vitória na temporada ao conseguir o tempo de 1min57seg42. Lölling foi a segunda colocada, 37 centésimos atrás, e Yulia Kanakina, também da Rússia, ficou na terceira posição.


Já entre os homens, Alexander Tretiakov, campeão olímpico em 2014, venceu a segunda prova na competição com 1min55seg09. O sul-coreano Sungbin Yun, campeão olímpico em 2018, conquistou a medalha de prata, enquanto que Nikita Tregubov, também russo, completou o pódio. 

Dessa forma, Nikitina lidera o ranking feminino do Skeleton com 642 pontos, contra 619 de Lölling e 602 da alemã Tina Hermann. Tretiakov também possui 642 pontos e é o líder da competição masculina. Tregubov é o segundo com 617 e Yun é o terceiro com 610. 

A Copa do Mundo de Bobsled e Skeleton segue na Alemanha para a quarta etapa da temporada. A disputa será em Königssee no próximo fim de semana, entre 11 e 13 de janeiro. A prova marca a metade da temporada nas duas modalidades.

Elena Nikitina comemora a vitória ao cruzar a linha de chegada (Viesturs Lacis/IBSF)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.