Chloe Kim e Scotty James vencem mais uma no Snowboard Halfpipe

Chloe Kim segue dominante na Copa do Mundo de Snowboard (FIS/Divulgação)

A norte-americana Chloe Kim e o australiano Scotty James voltaram a mostrar que são os principais nomes do Snowboard Halfpipe nesta temporada. Vencedores da primeira etapa da Copa do Mundo da modalidade, os dois atletas ficaram ausentes na segunda disputa e retornaram novamente no alto do pódio na prova realizada em Laax, na Suíça, nesse sábado, 19 de janeiro. 

Campeã olímpica em 2018, Chloe Kim, 18 anos, segue dominante no snowboard halfpipe. Em 11 provas que ela disputou no circuito internacional, venceu nada menos do que sete delas e foi medalhista de prata em mais duas - em apenas duas ocasiões não conseguiu subir ao pódio da competição. 

No resort suíço, a jovem norte-americana foi muito superior às rivais. Ela conseguiu uma nota de 93.75 pontos em sua apresentação. A espanhola Queralt Castellet foi a segunda colocada com "apenas" 80.50 - uma diferença de 13 pontos na nota final. Arielle Gold, também dos Estados Unidos, foi a terceira com 77.25. 

Apesar das duas vitórias nas etapas em que competiu, Kim não conseguiu retomar a liderança feminina da Copa do Mundo de Snowboard Halfpipe. Ela possui 2000 pontos, apenas 100 a menos do que a chinesa Xuetong Cai, que esteve presente nas três provas já realizadas. Kurumi Imai, do Japão, é a terceira com 1460 pontos. 


Scotty James, por sua vez, foi medalhista de bronze nos Jogos de PyeongChang e é o atual bicampeão mundial da modalidade, mas alcançou apenas sua terceira vitória no circuito internacional - e o sexto pódio em quase dez anos de participação na elite do esporte. 

O triunfo em Laax foi conquistado com uma apresentação quase perfeita, alcançando 95.75 pontos no total. Yuto Totsuka foi o segundo colocado com 92 pontos - o norte-americano Jake Pates completou o pódio com 85.50. 

Diferentemente da disputa feminina, a primeira posição obtida por James foi o suficiente para alçá-lo novamente à liderança masculina da Copa do Mundo de Snowboard Halfpipe. Ele possui 2000 pontos, contra 1760 de Totsuka, vice-líder e presente nas três provas realizadas. Jan Scherrer, da Suíça, é o terceiro com 1560. 

A penúltima etapa do Halfpipe nesta temporada do Snowboard acontecerá em Calgary, no Canadá, em 15 de fevereiro. Já o encerramento da competição será em Mammoth Mountain, nos Estados Unidos, entre 6 e 9 de março.

Scotty James comemora torcedores após confirmação da vitória (Divulgação/FIS)

Silje Norendal vence a primeira no Snowboard Slopestyle

No mesmo fim de semana, Laax organizou também a disputa da terceira etapa da Copa do Mundo de Snowboard Slopestyle. A prova foi realizada na sexta-feira, 18 de janeiro, e premiou uma "novata" no circuito internacional e um atleta já acostumado às vitórias na elite do esporte. 

Entre as mulheres, a norueguesa Silje Norendal, bronze no último Mundial, conseguiu sua primeira vitória na carreira ao conseguir a nota de 78.35 pontos em sua apresentação - ela participou de apenas duas provas nesta temporada e conseguiu seu segundo pódio. As suíças Celia Petrig e Sina Candrian terminaram, respectivamente com a prata e bronze na disputa.

Assim, ela já ocupa a terceira posição no ranking da Copa do Mundo de Snowboard Slopestyle com 1600 pontos. A líder ainda é a japonesa Miyabi Onitsuka, vencedora das duas primeiras etapas, mas que não competiu em Laax, com 2000 pontos. Reira Iwabuchi, também do Japão, é a vice-líder com 1700.

Entre os homens, o norte-americano Chris Corning, atual campeão da Copa do Mundo tanto no Slopestyle quanto no Big Air, conseguiu seu primeiro triunfo na temporada - e o segundo pódio consecutivo. Ele conseguiu 89.10 pontos em sua apresentação, ficando à frente do norueguês Staale Sandbech, segundo com 87.35, e do suíço Moritz Thoenen, terceiro com 80.55. 

Com a vitória, Corning assumiu a liderança da competição com 1800 pontos, 300 a mais do que o japonês Takeru Otsuka, ausente na disputa em Laax. Niklas Mattson, da Suécia, ainda impulsionado pela segunda posição na primeira prova, é o terceiro com 1220 pontos. 

A Copa do Mundo de Snowboard Slopestyle terá mais uma etapa em janeiro: no dia 26 acontece a prova em Seiser Alm, na Itália. Depois disso, há mais duas provas na América do Norte: entre 6 e 9 de março em Mammoth Mountain, nos EUA, e entre 14 e 19 do mesmo mês em Calgary, no Canadá.

Silje Norendal venceu sua primeira prova na Copa do Mundo de Snowboard (Divulgação/FIS)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.