Brasileiros competem em torneio de elite no Curling Duplas Mistas

Marcio Cerquinho e Luciana Barrella voltaram a jogar juntos e representaram o Brasil nas Duplas Mistas (Reprodução)

Além de ser responsável por abrir o ano de 2019 na temporada do World Curling Tour, a disputa do torneio Qualico Mixed Doubles Classic serviu para reunir algumas das principais duplas mistas da modalidade atualmente - entre elas, uma do Brasil. As partidas aconteceram em Banff, no Canadá, entre 3 e 6 de janeiro. 

Luciana Barrella, atleta da seleção feminina, e Marcio Cerquinho, presente nas últimas duas edições do Mundial de Duplas Mistas, representaram o país na competição. Eles fizeram cinco partidas pela primeira fase e, devido ao nível altíssimo, se despediram do torneio sem vitória. No fim, terminaram na sexta e última posição do Grupo Lady Mac

Apesar disso, a oportunidade de duelar contra alguns dos melhores atletas do mundo compensou a experiência. Os atletas do Brasil, por exemplo, tiveram a oportunidade de jogar contra os canadenses Kaitlyn Lawes e John Morris, atuais campeões olímpicos da disciplina - como era de se esperar, a dupla do Canadá confirmou o favoritismo e venceu por 11x0. 

A campanha também incluiu derrotas para os canadenses Danielle Schmiemann e Jason Ginter por 9x0, Kalynn Park e Braeden Moskowy (9x4) e  Brittany Tran e Lowell Peterman (11x4). Além disso, houve a partida equilibrada contra os escoceses Jayne Stirling e Fraser Kingan. Luciana e Marcio venciam por 5 a 4 até o penúltimo end, quando tomaram a virada e perderam de 7 a 5. 

No total, 32 duplas estiveram presentes na disputa, que distribuiu 30 mil dólares canadenses de premiação (pouco mais de R$ 84 mil). O título ficou com os norte-americanos Sarah Anderson e Korey Dropkin, sextos colocados no ranking internacional de Duplas Mistas e melhores atletas dos EUA nesta categoria. Eles venceram os canadenses Jocelyn Peterman e Brett Gallant por 9 a 4 na decisão. 

Uma constelação de grandes nomes do Curling participaram do Qualico Mixed Doubles Classic. O evento reuniu, por exemplo, o pódio da última edição dos Jogos Olímpicos: os canadenses Kaitlyn Lawes e John Morris, os suíços Jenny Perret e Martin Rios e os noruegueses Kristin Skaslien e Magnus Nedregotten. O evento também contou com atletas famosos na categoria por equipes, como Jennifer Jones/Brent Laing e Jill Officer/Reid Carruthers, e os escoceses Gina Aitken e Scott Andrew, líderes do ranking de Duplas Mistas do World Curling Tour. 

O planejamento da CBDG para o Curling de Duplas Mistas teve quer ser adiado nesta temporada. Normalmente realizado em novembro, o Campeonato Brasileiro foi transferido para fevereiro nesta temporada. A medida é reflexo das mudanças propostas pela WCF (Federação Mundial de Curling) no calendário internacional após os Jogos Olímpicos de PyeongChang. 

O America's Challenge, por exemplo, que normalmente era no início do ano, teve que ser realizado em novembro por servir de vaga à repescagem do Mundial por equipes. A seletiva, criada neste ano, acontecerá em Naseby, na Nova Zelândia, entre 18 e 23 de janeiro, e contará com a presença das equipes masculina e feminina do Brasil. 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.