Brasil estreia na temporada da Copa do Mundo de Luge Natural

Leonardo Oliveira estreia no Luge Natural (Reprodução)

Pela sexta temporada consecutiva, o Brasil conta com representantes na disputa da Copa do Mundo de Luge Natural. Os jovens Leonardo Oliveira e Yuri Assine, ambos com 19 anos, participaram de suas primeiras provas tanto na categoria júnior quanto na elite da modalidade. As descidas aconteceram entre 2 e 12 de janeiro.

Leonardo Oliveira, responsável pelo melhor desempenho do país na história da modalidade, esteve presente na segunda etapa da Copa do Mundo adulta da modalidade em Winterleiten, na Áustria, neste sábado, 12 de janeiro. Ele mostrou que continua em ótima fase ao terminar no Top 20 entre os homens. 

O brasileiro conseguiu avançar na classificatória e terminou na 20ª colocação com 2min34seg84 e 21 pontos, igualando seu melhor resultado da carreira. O vencedor foi o austríaco Thomas Kammerlander com 2min22seg01, seguido pelo italiano Alex Gruber, segundo, e o também austríaco Michael Scheikl, terceiro. 

Mesmo não participando da primeira etapa em Kühtai, na Áustria, no meio de dezembro, Leonardo já está na 25ª posição do ranking da Copa do Mundo com 21 pontos. Kammerlander e Gruber dividem a primeira posição com 185. 

O brasileiro também esteve presente nas duas provas da Copa do Mundo Júnior. Em Winterleiten, no dia 3, ele foi o 16º com 2min36seg40 e conseguiu 25 pontos. Depois, em Seiser Alm, na Itália, foi o 25º com 1min12seg95 e 16 pontos. Dessa forma, ele ocupa a 19ª posição na competição com 41 pontos. O líder é Florian Markt, da Áustria, que venceu as duas corridas e tem 200 pontos. 

Yuri Assine, por sua vez, competiu apenas na primeira etapa da Copa do Mundo Júnior em Winterleiten. Ele foi o 41º com 2min59seg15 e conseguiu um ponto no ranking internacional - ele está na 50ª colocação da Copa do Mundo. A temporada marca o retorno do atleta ao Luge Natural após ficar ausente na temporada passada. 

Elite realiza a segunda etapa em Winterleiten

Além da disputa masculina, a segunda etapa da Copa do Mundo de Luge Natural em Winterleiten, nesse fim de semana, teve as categorias feminina, duplas e por equipe. Entre as mulheres, a vencedora foi a italiana Evelin Lanthaler com 2min25seg67, meio segundo à frente de sua compatriota Greta Pinggera, segunda - Tina Unterberger, da Áustria, foi a terceira. Com duas vitórias em duas provas, Lanthaler é a líder feminina da competição com 200 pontos. Greta Pinggera, segunda colocada nas duas etapas, é a vice-líder com 170. 

Nas duplas, a vitória foi dos italianos Patrick Pigneter e Florian Clara, que conseguiram o tempo combinado de 2min31seg77, 53 centésimos à frente de Patrick e Matthias Lambacher, também da Itália - Pavel Porshnev e Ivan Lazarev, da Rússia, terminaram em terceiro. Com o triunfo, Pigneter e Clara assumem a primeira posição do ranking com 185 pontos. Rupert Brüggler e Tobias Angerer, da Áustria, estão em segundo com 150. 

Por fim, na categoria por equipes, a seleção austríaca conseguiu superar a Itália e venceu com 3min40seg83, apenas dois décimos à frente dos adversários - já a Rússia completou o pódio. Áustria e Itália dividem a primeira posição no ranking com 185 pontos cada, enquanto que os russos estão em terceiro com 140. 

Agora, a Copa do Mundo de Luge Natural prossegue para a Rússia. A terceira etapa será em Moscou entre 14 e 20 de janeiro. A disputa júnior, por sua vez, será em Laas, na Itália, entre 19 e 20 de janeiro. 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.