Snowboard freestyle realiza etapa esvaziada na China

Xuetong Cai voltou a vencer na Copa do Mundo de Snowboard (Mateusz Kielpinsk/FIS)

A última etapa de 2018 da Copa do Mundo de Snowboard freestyle, com provas de halfpipe e slopestyle, não contou com a presença das principais estrelas das modalidades. A competição aconteceu em Secret Garden, na China, entre 19 e 21 de dezembro e contou com uma hegemonia dos atletas asiáticos na disputa.

Nomes importantes abdicaram do evento na neve chinesa. Entre eles, a norte-americana Chloe Kim e o australiano Scotty James, dois dos principais competidores do halfpipe, além de todo o time titular dos Estados Unidos e do Canadá nas provas de slopestyle. Para se ter uma ideia, apenas oito mulheres competiram no slopestyle feminino.

Dessa forma, os representantes asiáticos, competindo em casa, aproveitaram e dominaram os pódios dessa etapa da Copa do Mundo de Snowboard Freestyle. O continente conquistou sete das doze medalhas em disputa, incluindo três dos quatro ouros possíveis.



O destaque foi a chinesa Xuetong Cai. Bicampeã mundial no halfpipe, ela não conquistava uma vitória no circuito da Copa do Mundo desde fevereiro de 2016. Ela conseguiu quebrar o tabu em casa ao conseguir 88.75 pontos, à frente da suíça Verena Rohrer, segunda com 85.25, e da japonesa Kurumi Imai, terceira com 82.25.

Já no halfpipe masculino aconteceu a única vitória não-asiática na China. O suíço Jan Scherrer fez uma descida quase perfeita e obteve 95.50 pontos – foi sua primeira vitória na carreira. Os japoneses Ruka Hirano e Yuto Totsuka terminaram na segunda e terceira posições com 92.50 e 92.25 pontos, respectivamente.

Com duas provas já realizadas na temporada, Xuetong Cai assumiu a liderança do ranking feminino com 1600 pontos, contra 1110 de Kurumi Imai. No masculino, Jan Scherrer chegou a 1200 pontos e é o primeiro colocado. Scotty James, vencedor da primeira prova e ausente nesta segunda etapa, é o vice-líder com 1000.


A etapa em Secret Garden também marcou a estreia do snowboard slopestyle na temporada e o Japão conquistou as duas medalhas de ouro. Entre as mulheres, Miyabi Onitsuka venceu com 86.20, seguida por sua compatriota Reira Iwabuchi com 85.21 e a francesa Lucile Lefevre com 70.56. Entre os homens, a vitória foi de Takeru Otsuka com 87.10. O sueco Niklas Mattson foi o segundo com 80.21 e o russo Vlad Khadarin foi o terceiro com 75.50.

A Copa do Mundo de Snowboard freestyle retorna em janeiro de 2019. O Slopestyle terá provas em Kreischberg, na Áustria, no dia 12. Já o halfpipe acontecerá em Laax, na Suíça, entre 15 e 19.

Takeru Otsuka venceu na abertura do slopestyle (Mateusz Kielpisnki/FIS)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.