#Resumão Hóquei no Gelo - Tampa Bay Lightning domina a NHL

Nikita Kucherov lidera a boa campanha do Tampa Bay Lightning (Reprodução)

Na temporada passada, o Tampa Bay Lightning já era apontado como um dos favoritos ao título da NHL. A dolorida derrota de 4 a 3 no confronto contra o Washington Capitals na final da Conferência Leste, com último jogo em casa, impediu a franquia de disputar a Stanley Cup. Neste ano, porém, o time está disposto a não deixar passar essa chance novamente. 

Com pouco menos da metade da fase de classificação já realizada, o Tampa Bay Lightning é, de longe, a melhor equipe da Liga Nacional de Hóquei no Gelo neste ano. Em 37 partidas disputadas, a equipe da Flórida venceu nada menos do que 28 delas, com sete derrotas no tempo normal e outras duas no overtime ou shootout. É a franquia que menos perdeu nesta edição do torneio até o momento. 

São nada menos do que nove triunfos nos últimos dez jogos, o suficiente para garantir 58 pontos na classificação e a liderança isolada não só da Divisão Atlântico e da Conferência Leste, mas de toda a fase de classificação. São seis pontos de vantagem sobre o Toronto Maple Leafs, curiosamente vice-líder na mesma divisão e segundo time com a melhor campanha da temporada. Buffalo Sabres completa a lista de classificados na divisão. 

O sucesso pode ser explicado pela manutenção da base vitoriosa que recolocou o Tampa Bay Lightning nos playoffs da Stanley Cup a partir de 2013. Steven Stamkos segue como grande capitão da equipe, mas é Nikita Kucherov o grande nome da campanha com 57 pontos (16 gols e 41 assistências) e candidato à MVP. Outros remanescentes são Ryan Callahan, Victor Hedman, Ondrej Palat, Brayden Point e Tyler Johnson. 

Ainda na Conferência Leste, Washington Capitals, atual campeão da Stanley Cup, lidera a Divisão Metropolitana com 47 pontos em 35 jogos (22-10-3). Columbus Blue Jackets e Pittsburgh Penguins, em franca campanha de recuperação, ocupam a segunda e terceira posições. Boston Bruins e Montreal Canadiens estão com as duas vagas do wild card neste momento.

Já no Oeste, o Winnipeg Jets é o melhor time da conferência com 50 pontos 36 jogos (24-10-2) e ocupa a primeira posição da Divisão Central - Nashville Predators, vencedor do Presidents Trophy (melhor campanha da temporada regular) no ano passado, é o segundo colocado e Colorado Avalanche é o terceiro.

Por fim, na Divisão Pacífico, o Calgary Flames é o líder isolado com 47 pontos em 37 jogos (22-12-3). A franquia é seguida de perto pelo San Jose Sharks, vice-líder do grupo, e do Vegas Golden Knights, terceiro colocado e campeão da conferência no ano passado. Anaheim Ducks e Edmonton Oilers estão com as duas cotas do wild card neste momento. 

Mikko Rantanen, do Colorado Avalanche, é o atleta com mais pontuação até agora na primeira fase da NHL: 59, com 16 gols marcados e incríveis 43 assistências. A artilharia é do russo Alexander Ovechkin, do Washington Capitals, com 29 gols marcados. Todas as informações referentes à Liga Nacional de Hóquei, incluindo tabelas e classificações, estão disponíveis aqui

Avtomobilist lidera temporada regular da KHL

Nigel Dawes comanda o Avtomobilist na KHL (Reprodução)

Enquanto a NHL ainda se aproxima da metade da fase de classificação, a KHL já se encaminha à reta final da temporada regular de 2018/2019. Com cerca de 20 jogos para cada equipe até o fim de fevereiro, algumas franquias já despontam como favoritas ao título da Continental Cup (melhor time da primeira fase) e, principalmente, da Gagarin Cup após os playoffs

Os protagonistas deste ano não são diferentes na comparação com as últimas edições. A maior novidade é a liderança do Avtomobilist na classificação geral. O time da Conferência Leste venceu 35 dos 43 jogos realizados até o momento e possui 71 pontos. É a primeira vez que lidera a temporada regular e caminha para realizar sua melhor campanha da história - até o momento, a melhor participação foi avançar até às quartas de final da Gagarin Cup em 2010, 2014, 2015, 2016 e 2018. 

São sete pontos de vantagem sobre o AK Bars, atual campeão da KHL e principal rival na Divisão Kharlamov. Já o Avangard é o melhor time da Divisão Chernyshev e ocupa a segunda posição do Leste com 59 pontos. Metallurg (4º), Barys (5º), Salavat Yulaev (6º), Torpedo (7º)  e Traktor (8º) completam a lista de classificados à pós-temporada. 

Na Conferência Oeste, o CSKA Moscou e o SKA São Petersburgo seguem dominantes. O time da capital russa ocupa a primeira posição com 70 pontos, enquanto que o rival é o segundo colocado com 66. Jokerit (3º) e Lokomotiv Yaroslavl (4º) também possuem grandes chances de classificação. Spartak (5º), Dynamo Moscou (6º), Sochi (7º) e Vityaz (8º) também estão garantindo vaga aos playoffs neste momento. 

O cazaque Nigel Dawes é o responsável pela ótima campanha do Avtomobilist. O atleta é o artilheiro da competição com 22 gols e, com as 33 assistências, é o maior pontuador da primeira fase com 55 pontos no total. Informações atualizadas sobre tabela de jogos e classificação das conferências podem ser vistas aqui

Equilíbrio marca disputas femininas no hóquei no gelo

Calgary Inferno lidera disputa feminina do hóquei no gelo no Canadá (Divulgação)

Tanto a competição da CWHL (liga canadense feminina de hóquei no gelo) quanto a NWHL (liga norte-americana) estão com duelos interessantes e equilibrados pela liderança dos dois campeonatos. Ambas possuem metade da temporada regular pela frente e devem definir os finalistas dos playoffs após fevereiro. 

No torneio canadense, por exemplo, a primeira posição é do Calgary Inferno com 27 pontos em 16 partidas, com 13 vitórias até o momento. Já o Montreal Les Canadiennes, que possui em sua equipe a norte-americana Hilary Knight e a canadense Marie-Philip Poulin, duas das melhores jogadoras da história do hóquei feminino, ocupa a segunda posição com 24 pontos em 15 rodadas, com 12 triunfos e apenas três tropeços. 

Atual campeão da CWHL, o Markham Thunder é o terceiro colocado com 20 pontos em 17 partidas. O time chinês de Vanke Rays fecha a lista de classificados à pós-temporada com 15 pontos. Já o Toronto Furies é o quinto e o Worcester Blades, que faz sua estreia em competições nesta temporada, é o sexto e último colocado. 

Já a liga norte-americana, a primeira posição está dividida entre o Boston Pride e o Minnesota Whitecaps. As duas franquias estão empatadas na liderança com 12 pontos, obtidos em seis vitórias nas oito partidas realizadas. A vantagem nos critérios de desempate é do Boston, que possui um saldo de gols melhor (17 a 5). 

Curiosamente, as duas equipes não eram cotadas a esta posição no início da temporada. O Boston Pride, por exemplo, foi o pior time da NWHL no ano passado, enquanto que o Minnesota fez sua estreia na competição. O Buffalo Beauts é o terceiro com oito pontos e Connecticut Whale é o quarto com cinco. Já o Metropolitan Riveters, atual campeão, é apenas o quinto com quatro pontos e está ficando fora dos playoffs

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.