Noruegueses dominam etapa de Beitostølen no Esqui Cross-Country

Therese Johaug comemora mais uma vitória na Copa do Mundo de Esqui Cross-Country (Reprodução)

A torcida norueguesa que compareceu em Beitostølen na etapa da Copa do Mundo de Esqui Cross-Country teve motivos de sobra para comemorar nas quatro provas realizadas. Os atletas da casa conquistaram sete das doze medalhas disponíveis, inclusive as quatro de ouro. As corridas foram realizadas entre 8 e 9 de dezembro.  

No sábado, dia 8, aconteceram as provas individuais. Nos 15km feminino em técnica livre, Therese Johaug venceu mais uma - a quinta no ano - com 37min33seg9. Ela ficou mais de um minuto à frente da sueca Charlotte Kalla, segunda colocada. A também norueguesa Ingvild Østberg completou o pódio.

"Eu acho que foi minha melhor corrida na temporada. Eu senti desde o início que meu corpo estava em ótima forma", comentou a vencedora. 

Com um desempenho perfeito em provas de distance, Johaug é a líder isolada do ranking feminino de esqui cross-country com 500 pontos. Charlotte Kalla assumiu a segunda posição com 369, apenas dez pontos à frente da também sueca Ebba Andersson.


Entre os homens, o norueguês Sjur Røthe conseguiu a segunda vitória na temporada, a terceira na carreira. Ele completou o percurso de 30km de técnica livre em 1h09min53seg5. Seu compatriota Martin Sundby foi o segundo colocado, pouco mais de 35 segundos atrás. Andrey Melnichenko, da Rússia, ficou com a terceira posição. 

"Eu me senti muito confiante no início da corrida, mas olhando para Martin e Didrik com um ritmo alto desde o início, não tinha certeza se deveria mudar minha estratégia no ritmo da corrida", afirmou o vencedor. 

Apesar da vitória, Røthe ocupa a segunda posição do ranking masculino da Copa do Mundo de Esqui Cross-Country. Porém, a vantagem para o líder diminuiu. Agora, ele tem 329 pontos contra 361 de Alexander Bolshunov - Emil Iversen é o terceiro com 328.


No domingo, aconteceram as provas de revezamento. As mulheres norueguesas venceram a disputa 4x5km em técnica mista com 57min23seg6. O time 2 da Rússia ficou com a prata e a Finlândia foi bronze. Entre os homens, o time 1 da Noruega venceu a corrida de 4x7,5km com 1h10min38seg9. A Rússia ficou na segunda posição e a equipe 2 da Noruega completou o pódio. 

A Copa do Mundo de Esqui Cross-Country continua no próximo fim de semana. Os atletas participam de provas de sprint e distance em Davos, na Suíça, entre 15 e 16 de dezembro. É a última disputa antes do Tour de Ski, na virada do ano.  

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.