Matheus Vasconcellos inicia temporada do Brasil no Biatlo

Matheus, à esquerda, é promessa brasileira no Biatlo (Reprodução)

Uma semana após conquistar o melhor resultado do país no sprint do esqui cross-country, o jovem Matheus Vasconcellos, 18 anos, voltou a ter um bom desempenho - dessa vez no Biatlo. O atleta competiu na Copa Alpina em Obertilliach, na Áustria, entre 8 e 9 de dezembro e foi o responsável por abrir a temporada do Brasil na modalidade. 

Matheus competiu em duas provas de sprint 7,5km na categoria juvenil. Na primeira, ele não  teve tanta sorte: após ter completado a primeira volta e desperdiçado apenas um tiro, acabou não concluindo a corrida. O vencedor foi Alex Cisar, da Eslovênia, que completou o percurso em 20min14seg8 e nenhum tiro desperdiçado. 

Na segunda, porém, o brasileiro ficou na 42ª posição dentre os 61 atletas que completaram a prova. Ele obteve o tempo de 23min12seg4 e dois tiros errados, com desempenho de 22,79% em relação aos três primeiros colocados. A primeira posição novamente ficou com Alex Cisar, que conseguiu 18min54seg0 e nenhum tiro ruim.

O resultado é semelhante ao recorde brasileiro adulto na categoria Sprint do Biatlo: 22,37%, estabelecido por Leandro Ribela em 2009. Na categoria júnior, o recorde nacional pertence ao próprio Matheus, que alcançou 16,84% em fevereiro de 2017. A diferença de distância entre as categorias júnior e adulta impede que o recorde dos garotos seja levado em consideração na elite. 

Com este bom desempenho, Matheus Vasconcellos foi o responsável por abrir a temporada da equipe brasileira de Biatlo. Ele retorna à neve no próximo fim de semana, entre 15 e 16 de dezembro, para a disputa da Copa IBU Júnior em Lenzerheide, na Suíça, e terá a companhia de Lucas Martins, Marcelo Ribeiro e Taynara Silva. 

No mesmo período, em Ridnaun-Val Ridana, na Itália, a equipe adulta de Biatlo da CBDN participa da Copa IBU da modalidade. O Brasil estará presente no Revezamento Misto Simples com Fabrizio Bourguignon e Gabriela Neres, no Revezamento Misto por Equipe, com os dois e mais a Bruna Moura e Paulo Santos. Já os homens também participam da prova de Sprint 10km. 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.