Johannes Bø assume liderança na abertura da temporada no Biatlo

Johannes Bø, à esquerda, venceu duas provas e é líder masculino (Divulgação/IBU)

A disputa da Copa do Mundo de Biatlo desta temporada começou da mesma forma que terminou a disputa anterior: um duelo particular entre o francês Martin Fourcade e o norueguês Johannes Bø. Eles dividiram as vitórias nas três provas individuais masculinas na abertura da competição em Pokljuka, na Eslovênia, entre 2 e 9 de dezembro. 

Fourcade, atual heptacampeão da Copa do Mundo e dono de dois ouros nos Jogos Olímpicos de PyeongChang, venceu a prova Individual 20km com 47min09seg2. Johannes Kühn, da Alemanha, foi o segundo e Simon Eder, da Áustria, completou o pódio - nenhum dos três errou tiros. 

Depois,  Bø dominou a etapa. Ele venceu o Sprint 10km com 23min46seg3 e um tiro desperdiçado - o francês Antonin Guigonnat foi o segundo e o russo Alexander Loginov o terceiro. Já na Perseguição 12,5km, a vitória veio com 30min20seg4 e incríveis três tiros errados. Quentin Maillet, da França, foi o segundo mesmo com desempenho perfeito nos tiros. Loginov repetiu o bronze. 

"Eu fazia uma boa corrida até o último estande de tiro, então 'convidei' outros dois para o sprint final. Não foi o que eu planejei, mas no Biatlo você planeja apenas até o próximo tiro", comentou o vencedor, que precisou do photo-finish para garantir o triunfo. 

Dessa forma, o atleta da Noruega chegou aos 156 pontos e assumiu a liderança da competição neste início de temporada. A segunda posição no ranking está com Simon Eder, que possui 123 pontos - Fourcade é apenas o 11º com 77 pontos. 

Entre as mulheres, a atual campeã da Copa do Mundo de Biatlo, a finlandesa Kaisa Mäkäräinen venceu duas das três provas individuais em Pokljuka. Primeiro ganhou o Sprint 7,5km com 20min08seg1. A italiana Dorothea Wierer foi a segunda, quase 15 segundos atrás. Justine Braisaz completou o pódio - nenhuma das três errou tiros na disputa. 

Depois, ela ganhou a prova de Perseguição 10km com 29min16seg9. Wierer novamente foi a segunda colocada, mais de 41 segundos atrás, e Paulina Fialkova, da Eslovênia, foi a terceira colocada - nenhum tiro errado no pódio novamente. Já na corrida Individual 15km, a vitória foi da ucraniana Yuliia Dzhima com 43min06seg6 e desempenho perfeito nos tiros. Monika Hojnisz, da Polônia, foi prata, e Marketa Davidova, da República Tcheca, foi bronze. 

Entretanto, a liderança do ranking feminino da Copa do Mundo de Biatlo é da italiana Dorothea Wierer, mais regular nessa primeira etapa e que possui 144 pontos. Ela tem apenas 13 pontos de vantagem sobre Mäkäräinen, que busca seu quarto título da competição. 

Já nas provas mistas, os noruegueses Lars Birkeland e Thekla Brun-Lie venceram a disputa Simples com 38min26seg7 e quatro tiros ruins. Lisa Hauser e Simon Eder, da Áustria, ficaram na segunda posição e a dupla Anastasiya Merkushyna e Artem Tyshchenko, da Ucrânia, foi bronze. Já na prova por equipes, o ouro ficou com a França, que completou o percurso em 1h10min02seg8 e cinco tiros ruins. A Suíça ficou com a prata e a Itália completou o pódio. 

A Copa do Mundo de Biatlo embarca para Hochfilzen, na Áustria. A segunda etapa terá quatro provas individuais e dois revezamentos entre 13 e 16 de dezembro. É a penúltima rodada da competição em 2018. 

Kaisa Mäkäräinen venceu duas provas, mas ainda não lidera a Copa do Mundo de Biatlo (IBU)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.