Johannes Bø domina etapa e amplia sua liderança no Biatlo

Johannes Bø venceu as três provas na última etapa da Copa do Mundo de Biatlo (Reprodução)

No jargão esportivo, o norueguês Johannes Bø "varreu" a disputa da Copa do Mundo de Biatlo em Nové Město, na República Tcheca. O atleta, atual vice-campeão da competição, venceu nada menos do que as três provas individuais realizadas entre 20 e 23 de dezembro e ampliou sua vantagem na liderança masculina desta temporada.

Com o desempenho, ele chega à incrível marca de seis vitórias em oito provas realizadas nesta temporada. Dessa forma, ele busca encerrar o domínio da lenda francesa Martin Fourcade, atual heptacampeão da Copa do Mundo e dono de cinco medalhas de ouro em Jogos Olímpicos e 11 títulos mundiais nos últimos oito anos. 

A supremacia de Johannes Bø na etapa tcheca começou com o Sprint 10km ao vencer com 23min09seg9 e desempenho perfeito nos tiros. O russo Alexander Loginov foi o vice-campeão ao chegar 21 segundos atrás. Martin Ponsiluoma, da Suécia, completou o pódio. 

Depois, na prova de Perseguição 12,5km, o norueguês ganhou com 31min59seg0 mesmo errando quatro tiros - Loginov novamente foi o segundo e Tarjei Bø, irmão mais velho do vencedor, foi o terceiro. Por fim, na Largada Coletiva 15km, ele venceu com 37min25seg2 e sem errar tiros. O francês Quentin Maillet chegou em segundo e Evgeniy Garanichev, da Rússia, foi o terceiro. 

Dessa forma, Johannes Bø amplia sua vantagem na liderança da Copa do Mundo de Biatlo desta temporada. Agora, ele possui 428 pontos, contra 312 de Alexander Loginov, novo vice-líder. Martin Fourcade caiu para a quinta posição com 263. 


Entre as mulheres, a norueguesa Marte Olsbu Røiseland foi a destaque da etapa em Nové Město. Prata no Sprint em PyeongChang, ela conquistou as primeiras vitórias individuais no circuito internacional da modalidade. 

No Sprint 7,5km, ela venceu com 19min44seg6 e nenhum tiro desperdiçado - a alemã Laura Dahlmeier, em sua primeira etapa da temporada, foi a segunda e Paulina Fialková, da Eslováquia, foi a terceira. Depois, na disputa de Perseguição 10km, Røiseland foi a campeã com 29min53seg5 e dois tiros ruins. A italiana Dorothea Wierer foi a vice-campeã e Hanna Öberg completou o pódio. 

Por fim, na disputa de Largada Coletiva 12,5km, a eslovaca Anastasiya Kuzmina liderou a dobradinha do país ao vencer com 35min34seg4 e dois tiros desperdiçados, doze segundos à frente de Fialková - a francesa Anais Chevalier foi a terceira colocada. 

Contudo, a liderança feminina da Copa do Mundo de Biatlo segue com Dorothea Wierer graças a sua regularidade. Com uma vitória, três segundos lugares e uma terceira posição em oito provas, ela possui 381 pontos. Paulina Fialková subiu para a vice-liderança com 345. 

A competição dá uma pausa no fim do ano, mas retorna no segundo fim de semana de janeiro. A próxima etapa será em Oberhof, na Alemanha, entre os dias 10 e 13.

Marte Røisland (à esquerda) venceu duas provas (Reprodução)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.