Em casa, Jarl Riiber domina etapa do Combinado Nórdico

Jarl Riiber venceu as três provas em Lillehammer (Reprodução)

É um fim de semana que o norueguês Jarl Magnus Riiber, 21 anos, não esquecerá tão cedo. Competindo em casa, com o apoio da torcida em Lillehammer, ele venceu nada menos do que as três provas realizadas na segunda etapa da Copa do Mundo de Combinado Nórdico desta temporada. A competição aconteceu nesse fim de semana, entre 30 de novembro e 2 de dezembro.

Apontado como um dos atletas mais promissores do esporte, Riiber tinha apenas uma vitória na carreira, conquistada em fevereiro de 2016 e, até o momento, sua melhor temporada foi a passada, quando obteve seis pódios e terminou na sétima posição da classificação geral. Só neste ano, ele já obteve quatro pódios e três triunfos. 

O domínio do atleta da Noruega começou na sexta-feira, com a prova HS98 e 5km de esqui cross-country. Ele completou o percurso em 12min45seg7, apenas um centésimo de segundo à frente do alemão Eric Frenzel, segundo colocado. O austríaco Franz-Josef Rehrl completou o pódio.


No dia seguinte, no retorno da prova de largada coletiva HS98 e 10km de cross-country após dez anos, Riiber venceu com 131.8 pontos em seu salto (essa categoria inverte a ordem de disputa). Frenzel novamente foi o segundo colocado e o também alemão Fabian Rießle foi o terceiro. Por fim, na disputa HS140 e 10km, o norueguês levou a melhor com 27min54seg3. Jörgen Graabak, também da Noruega, foi prata e o alemão Johannes Rydzek foi bronze.

Esse desempenho impressionante catapultou Jarl Riiber no ranking da Copa do Mundo de Combinado Nórdico. Agora, ele possui 380 pontos e tem quase 200 pontos de vantagem sobre Eric Frenzel, vice-líder com 196. O austríaco Mario Seidl, vencedor da primeira etapa, é o terceiro com 189.

Agora, o circuito internacional de Combinado Nórdico dá uma pausa e retorna apenas no fim de dezembro. A última etapa de 2018 acontecerá em Ramsau am Dachstein, na Áustria, entre os dias 21 e 23. Depois, a competição retorna no primeiro fim de semana de janeiro de 2019.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.