Itália vence o World Team Challenge de Biatlo pela primeira vez

Lukas Hofer e Dorothea Wierer comemoram título do World Team Challenge de Biatlo (Reprodução)

Líder da Copa do Mundo de Biatlo desta temporada, a italiana Dorothea Wierer, 28 anos, mostrou mais uma vez que vive a melhor fase de sua carreira. Ao lado de seu compatriota Lukas Hofer, ela conquistou o título do World Team Challenge da modalidade, competição que acontece anualmente em Gelsenkirchen, na Alemanha. A prova foi disputada nesse sábado, 29 de dezembro. 

É a primeira vez que a Itália conquista o título desta competição, que tradicionalmente fecha o ano no Biatlo e que costuma pagar boa premiação em dinheiro aos participantes. Curiosamente, apesar da Alemanha ser a sede do evento, a Noruega e a Rússia são os maiores campeões em 17 edições já realizadas: cada país teve quatro duplas vencedoras na história. 

Dorothea Wierer e Lukas Hofer dominaram o World Team Challenge desde o início da disputa. Na primeira parte da competição (largada coletiva), os italianos terminaram na primeira posição com 33min24seg8. Depois, na prova de perseguição que define a posição final dos atletas, eles novamente chegaram à frente com 33min23seg6.

A chegada, porém, foi emocionante. Os alemães Franziska Preuß e Simon Schempp terminaram na segunda posição, apenas um segundo atrás. Já as lendas Ole Bjørndalen, da Noruega, e Darya Domracheva, de Belarus, se despediram do Biatlo com a terceira posição - eles não competiam desde os Jogos Olímpicos de PyeongChang, em fevereiro. 

A vitória consagra também o entrosamento da dupla italiana. Eles competem juntos há vários anos em provas de revezamento misto do Biatlo, tanto que conquistaram a medalha de bronze nesta disciplina nos Jogos Olímpicos de Sochi, em 2014, e de PyeongChang, em 2018. 

Após a disputa do World Team Challenge, os atletas de Biatlo terão mais alguns dias de descanso antes da retomada da Copa do Mundo da modalidade. A próxima etapa vai começar apenas no dia 10 de janeiro em Oberhof, na Alemanha. 



O que é o World Team Challenge de Biatlo?

O torneio é totalmente comercial e não possui vínculo com a IBU (União Internacional de Biatlo), o órgão máximo do esporte. É realizado anualmente com neve artificial no estádio de futebol Veltins-Arena, do Schalke 04, em Gelsenkirchen, na Alemanha. 

A competição nasceu em 2002 a partir da ideia e proposta de Herbert Fritzenwenger, um ex-atleta de Biatlo que buscava um novo formato de evento para a modalidade, com mais entretenimento e menos burocracia, principalmente na virada do ano - época em que as emissoras de televisão buscam novidades para transmitir. 

Não há pontos de Copas do Mundo para os vencedores e a corrida é realizada com neve artificial, mas mesmo assim o World Team Challenge caiu no gosto dos principais atletas de Biatlo. Em partes por conta da premiação (cada dupla ganha € 10 mil apenas por largar), mas também pela atmosfera diferente da disputa, realizada em um estádio de futebol, com mais público e atenção do público e mídia. 

A corrida é disputada por duplas (um homem e uma mulher), que se revezam após completarem um circuito de 1,3 quilômetro com um estande de tiros (e uma área de 75 metros de penalidade para cada tiro desperdiçado). A competição começa com uma prova de largada coletiva, seguida por uma de perseguição. É um modelo similar ao revezamento misto simples adotado pela IBU neste ciclo olímpico. 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.