Felipe Kubo faz sua estreia internacional na patinação artística

Felipe Kubo (Reprodução)

Quase cinco anos depois, o Brasil voltou a ter um participante masculino em um torneio internacional de patinação artística no gelo. O jovem Felipe Kubo, 14 anos, competiu no Santa Claus Cup, tradicional evento realizado em Budapeste, na Hungria. Ele se apresentou entre os dias 3 e 4 de dezembro. 

Felipe este presente na categoria Advanced Novice, considerada etapa de transição nas modalidades ISU (depois, o atleta ainda passa por novice e júnior antes de virar senior). Esta foi a primeira competição do brasileiro em um torneio internacional de patinação no gelo. Neste ano, ele já tinha competido no Denver Invitational e no Fort Collins Classic, ambos torneios de clubes nos Estados Unidos. 

Seu desempenho na Hungria foi muito bom para um estreante. No programa curto, ele alcançou 15.64 pontos (5.78 nos elementos técnicos, 10.86 nos componentes do programa e uma dedução). Depois, no longo, o brasileiro alcançou 32.97 pontos, sendo 8.88 nos elementos técnicos, 25.09 nos componentes e mais uma dedução. No fim, terminou com 48.61 pontos  - Raffaele Zich, da Itália, venceu com 83.35 no total.


Antes, a última participação do Brasil em um torneio masculino oficial de patinação artística no gelo foi com Jorge de Lima, que representou o país no Mundial Adulto da modalidade, em maio de 2014. Na categoria olímpica, a competição derradeira foi o Troféu Nebelhorn de 2013 com Luiz Manella. 

Felipe Kubo é considerado uma das grandes promessas não só da patinação no gelo, mas de todos os esportes de gelo do país. Ele começou a patinar em 2015, quando tinha 11 anos e, um ano depois, já chamava a atenção dos treinadores ao ser convidado para fazer training camps nos Estados Unidos. 

Em 2017, participou do Dream Program, da Coreia do Sul e, com 13 anos e o apoio dos familiares, resolveu encarar uma mudança ao país norte-americano para evoluir dentro do esporte. Agora, com apenas quatro anos de experiência, não só fez sua estreia internacional, como também sagrou-se campeão brasileiro no torneio nacional realizado Gramado, em julho, e conseguiu uma bolsa de estudos na escola Shattuck Saint Mary, onde tem aulas e um rink à disposição para treinamento. 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.