Campeões olímpicos vencem na abertura da temporada do Bobsled

Francesco Friedrich comemora uma de suas duas vitórias na abertura da temporada (Viesturs Lacic/IBSF)

A temporada do Bobsled começou e o domínio alemão na modalidade continua. Impulsionado pelos seus campeões olímpicos em PyeongChang, o país conquistou as três medalhas de ouro na abertura da Copa do Mundo da modalidade. A etapa foi realizada no último fim de semana, entre 7 e 9 de dezembro, em Sigulda, na Letônia. 

O grande destaque foi o piloto alemão Francesco Friedrich. Ele venceu as duas provas do Bobsled 2-man. Na primeira, ao lado de Alexander Schueller, foi o primeiro com 1min39seg97, 42 centésimos à frente dos letões Oskars Kibermanis e Matiss Miknis - Benjamin Maier e Markus Sammer, da Áustria, completaram o pódio.

Depois, na segunda prova, Friedrich competiu com Martin Grothkopp e foi o vencedor com 1min40seg25. A diferença para a dupla Kibermanis e Miknis, segunda colocada, foi de apenas seis centésimos. Os também alemães Christoph Hafer e Tobias Schneider ficaram com a terceira posição. 


Na disputa feminina, a alemã Mariama Jamanka, que conquistou o ouro em PyeongChang, venceu a prova ao lado de Annika Drazek com 1min42seg68. As russas Nadezhda Sergeeva e Yulia Belomestnykh ficaram com a prata, 61 centésimos atrás. Anna Köhler e Lisa Gericke, também da Alemanha, conquistaram o bronze.

Se no Bobsled os campeões olímpicos continuaram em alta, na Copa do Mundo de Skeleton a situação foi diferente. Os russos Nikita Tregubov e Elena Nikitina venceram a etapa de abertura da competição e surpreenderam alguns dos favoritos. 

Tregubov, prata em PyeongChang, foi o campeão masculino com 1min41seg87, 37 centésimos à frente do letão Martins Dukurs, atual octacampeão do circuito - o sul-coreano Sungbin Yun, atual campeão olímpico, foi bronze.


Entre as mulheres, a britânica Lizzy Yarnold, bicampeã olímpica, se aposentou e todos esperavam uma vitória da alemã Jacqueline Lölling, prata em PyeongChang, bicampeã da Copa do Mundo e atual campeã mundial. Contudo, quem venceu foi Nikitina, que completou o percurso em 1min45seg12. A canadense Elisabeth Maier foi a segunda, trinta centésimos atrás, e Tina Hermann, da Alemanha, completou o pódio.

A segunda etapa da Copa do Mundo de Bobsled e Skeleton acontece ainda neste ano em Winterberg, na Alemanha. As provas serão realizadas entre 14 e 16 de dezembro. A disputa marca a estreia do 4-man na temporada com duas corridas.

Elena Nikitina e Elisabeth Maier comemoram o pódio no skeleton feminino (Viesturs Lacis/IBSF)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.