Victor Santos e Bruna Moura conquistam Circuito de Rollerski

Victor Santos conquista tetracampeonato do Circuito de Rollerski (Divulgação/CBDN)

O Circuito Brasileiro de Rollerski está se tornando um sinônimo de hegemonia dos atletas Victor Santos e Bruna Moura. Os dois competidores voltaram a conquistar o título da competição nesta temporada. A última etapa aconteceu no Parque Damha, em São Carlos, ao longo do feriadão de Consciência Negra, entre 17 a 20 de novembro. 

Este foi o quinto troféu de Bruna Moura em cinco edições do campeonato - apenas em 2014, no primeiro ano do Circuito, ela dividiu a primeira posição com Gabriela Neres. Victor Santos, por sua vez, alcançou o tetracampeonato nesta temporada - em 2014, o vencedor foi Leandro Ribela, atleta de esqui cross-country presente nos Jogos Olímpicos de 2010 e 2014 e um dos idealizadores do projeto. 

A conquista dos dois foi incontestável. Ambos alcançaram 300 pontos em provas de sprint e mais 300 no distance, totalizando 600 pontos no total - um desempenho praticamente perfeito nas quatro etapas realizadas. Paulo Santos foi o segundo colocado entre os homens com 460 pontos, seguido por Lucas Martins, com 370. Gabriela Neres foi a vice-campeã feminina com 480 pontos e Taynara da Silva fechou o pódio com 400. 

Na quarta e última etapa, os dois dominaram suas categorias e venceram todas as provas que disputaram. Victor Santos, por exemplo, ganhou o sprint masculino à frente de seu irmão Paulo, segundo, e de Lucas Lima, terceiro. Depois, nos 10km estilo livre, venceu com 25min50seg90 e 155.52 pontos FIS - Yuri Rocha foi o segundo e Paulo o terceiro. Por fim, na perseguição 10km em técnica clássica, alcançou 54min44seg30 - Yuri e Paulo Santos repetiram o pódio. 

Já Bruna não teve dificuldades de vencer o sprint feminino e chegar à frente de Taynara da Silva, segunda, e Gabriela Nakasato, terceira. Já nos 5km em técnica livre, a campeã venceu a prova com 15min42seg80 e 323.10 pontos FIS, mais de um minuto à frente de Taynara - Gabriela Nakasato repetiu o bronze.

Bruna Moura no alto do pódio feminino pelo quinto ano consecutivo (Divulgação/CBDN)

O desempenho fecha um dos melhores anos dos dois competidores no Circuito Brasileiro de Rollerski. Depois de vencerem a primeira e segunda etapas, eles também se destacaram na terceira etapa, que aconteceu em outubro e contou com a participação de atletas da América do Sul - foi a disputa com maior número de atletas na história do torneio.

Bruna Moura, por exemplo, venceu as quatro provas femininas realizadas: 11km em largada coletiva no estilo clássico, sprint livre, prólogo 5km livre e perseguição 7,5 km clássico. Já Victor conseguiu derrotar o argentino Matias Zuloaga e o chileno Yonathan Fernandez no sprint livre e foi o melhor brasileiro tanto no prólogo 10km livre quanto na perseguição 10km clássico. 

Na categoria de base, Lucas Lima conquistou o título sub-20 do Circuito de Rollerski com 520 pontos, contra 470 de Yuri Rocha e 460 de Rhaick Bomfim. Eduarda Ribera levou a melhor no sub-20 feminino com 600 pontos, à frente de Mayara Silva, segunda com 390, e Taynara da Silva, terceira com 380. Já Thiago Silva venceu a categoria sub-16 com 560 pontos, mesmo número de pontos de Claudio Gustavo Oliveira, mas com vantagem no desempate - Guilherme Amâncio foi o terceiro com 380. 

"Os resultados do esqui cross-country brasileiro nos entusiasmam, tanto em termos de número de atletas quanto de nível técnico. Desde o lançamento do planejamento estratégico de longo prazo da modalidade, temos alcançado as principais metas constantemente e as perspectivas no futuro não nos deixam imaginar outra coisa que não seguir nesse caminho. Os atletas da base estão chegando em número cada vez maior e com nível técnico muito alto", explica Pedro Cavazzoni, CEO da CBDN. 

Agora, os principais atletas brasileiros se preparam para a temporada de inverno do hemisfério norte. Eles devem realizar um período de treinamento e aclimatação nas próximas semanas e, a partir de 2019, participam de diversas corridas. O principal desafio será o Mundial Júnior e Adulto de Esqui Cross-Country. Rhaick Bomfim, Lucas Lima, Matheus Vasconcellos, Victor Santos e Bruna Moura representam o Brasil na competição. 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.