Rússia e Japão dominam final do Grand Prix de Patinação Artística

Rika Kihira é uma das estrelas japonesas na final do Grand Prix de patinação (ISU)

Já é um roteiro conhecido nas últimas temporadas da patinação artística no gelo. Os atletas da Rússia e do Japão dominaram a etapa final do Grand Prix da modalidade desta temporada. A definição dos últimos classificados aconteceu no último torneio classificatório, realizado em Grenoble, na França, entre 23 e 25 de novembro. 

No total, os russos possuem dez vagas e os japoneses mais cinco, somando 15 das 24 vagas disponíveis nas quatro categorias - 62,5% do total. Estados Unidos, com três representantes, Itália, com dois, e República Tcheca, Coreia do Sul, França e China, cada país com um finalista, completam a lista das nações presentes (confira lista abaixo). 

As últimas vagas restantes foram preenchidas no Internationaux de France, última etapa classificatória do Grand Prix de Patinação Artística. Os norte-americanos Nathan Chen e Jason Brown foram os destaques do fim de semana com uma disputa belíssima pelo título da etapa. Chen conseguiu 271.58 pontos e levou a melhor, com Brown na segunda posição - Alexander Samarin, da Rússia, foi o terceiro. 

Na disputa feminina, dobradinha japonesa. Riko Kihira conseguiu sua segunda vitória na competição ao obter 205.92 pontos em suas apresentações. Sua compatriota Mai Mihara foi a segunda com 202.81 pontos e ficou a dois pontos da vaga à final. Bradie Tennell, dos Estados Unidos, foi a terceira colocada. 

Nos pares, os franceses Vanessa James e Morgan Cipres venceram em casa com 205.77 pontos, alcançaram duas vitórias nas etapas classificatórias e são favoritos à medalha na final. Os norte-americanos Tarah Kayne e Danny O'Shea ficaram na segunda posição e os russos Aleksandra Boikova e Dmitrii Kozlovskii completaram o pódio. 

Por fim, na Dança no Gelo, mais uma vitória francesa. Gabriella Papadakis e Guillaume Cizeron não tiveram dificuldades para conseguirem 216.78 pontos e garantirem a medalha de ouro. A dupla, porém, não vai à final porque teve que desistir de uma etapa por contusão e não alcançou a pontuação necessária. Tanto que Victoria Sinitsina e Nikita Katsalapov, da Rússia, estarão presentes na decisão mesmo terminando em segundo na França - Piper Gilles e Paul Poirier, do Canadá, terminaram na terceira colocação. 

A etapa final do Grand Prix de Patinação Artística, incluindo a disputa júnior, acontecerá em Vancouver, no Canadá, entre 6 e 9 de dezembro. É a chance de ver nomes consagrados como Yuzuru Hanyu duelarem com atletas da nova geração da modalidade. 

Confira os classificados à final do Grand Prix de Patinação Artística

  • Masculino: Yuzuru Hanyu e Shoma Uno (Japão), Nathan Chen (EUA), Michal Březina (Rep. Tcheca), Sergei Voronov (Rússia), Cha Jun-hwan (Coreia do Sul)
  • Feminino: Alina Zagitova, Elizaveta Tuktamysheva e Sofia Samodurova (Rússia), Rika Kihira, Satoko Miyahara e Kaori Sakamoto (Japão)
  • Pares: Vanessa James/Morgan Cipres (França), Evgenia Tarasova/Vadimir Morozov, Natalia Zabiiako/Alexander Enbert e Daria Pavliuchenko/Denis Khodykin (Rússia), Peng Cheng/Jin Yang (China) e Nicole Della Monica/Matteo Guarise (Itália) 
  • Dança no Gelo: Madison Hubbell/Zachary Donohue e Kaitlin Hawayek/Jean-Luc Baker (EUA), Alexandra Stepanova/Ivan Bukin, Victoria Sinitsina/Nikita Katsalapov e Tiffany Zahorski/Jonathan Guerreiro (Rússia) e Charlene Guignard/Marco Fabri (Itália). 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.