#Resumão Verão - Esportes de neve realizam torneios no meio do ano

Durante a temporada de inverno no hemisfério, e  consequente verão na parte de cima do globo terrestre, o volume de competições dos esportes de neve cai consideravelmente. Contudo, há modalidades que não pararam mesmo adurante o meio do ano e mobilizou os principais atletas em eventos oficiais. Confira os resultados: 

Copa do Mundo de Rollerski

Alena Prochazkova e Robin Norum comemoram o título no rollerski (Reprodução)

O sueco Robin Norum e a eslovaca Alena Prochazkova confirmaram o favoritismo e venceram a disputa da Copa do Mundo de Rollerski desta temporada. Ambos lideraram desde a primeira etapa e conquistaram o título na última etapa, realizada em Monte Bondone/Val di Fiemme, na Itália, entre 13 e 16 de setembro. 

Das quatro provas femininas na última etapa, Prochazkova venceu duas e ficou na segunda posição em mais uma corrida. Dessa forma, ela obteve 1070 pontos e conquistou o bicampeonato da competição. Sandra Schuetzova, da República Tcheca, foi a segunda colocada com 776 e a sueca Jackline Locker foi a terceira com 664. 

Já Robin Norum apenas administrou sua vantagem das etapas anteriores para conseguir o tetracampeonato. Ele subiu ao pódio apenas na última corrida, quando foi o segundo, mesmo assim conseguiu manter a distância na classificação final ao terminar com 904 pontos, contra 806 de seu compatriota Victor Gustafsson, vice-campeão - Eugeniy Dementiev foi o terceiro com 556. 

A temporada 2018 da Copa do Mundo de Rollerski também marcou a estreia do Brasil na competição. Manex Silva, 16 anos, representou o país em uma etapa da categoria júnior. Ele participou de uma corrida de 2,5km em técnica clássica e ficou na 14ª posição, com o tempo de 11min21seg4 e 192.20 pontos FIS - Riccardo Masiero, da Itália, venceu com 9min56seg9 e 78.95 pontos. 

Grand Prix de Combinado Nórdico

Mario Seidl conquista Grand Prix Combinado Nórdico (Reprodução)

Após assumir a liderança na penúltima etapa do Grand Prix de Combinado Nórdico, o austríaco Mario Seidl confirmou o título da competição após as duas provas HS 140/10km em Planica, na Eslovênia, entre 22 e 23 de setembro. Esta é sua primeira conquista no torneio (apesar de ter mais pontos na temporada 2017, o atleta precisa competir em todas as etapas para garantir o título). 

Na última etapa, Seidl não deu chances aos rivais e venceu as duas provas realizadas. Na primeira, ele conseguiu o tempo de 25min53seg6, à frente de seu compatriota Martin Fritz, segundo, e do francês Maxime Laheurte, terceiro. Depois, completou o percurso em 24min27seg1, com Espen Bjørnstad, da Noruega, em segundo, e o japonês Aguri Shimizu em terceiro. 

Com os dois triunfos, Mario Seidl atingiu 456 pontos em 600 possíveis e levou o Globo de Cristal do Grand Prix de Combinado Nórdico. Ilkka Herola, da Finlândia, foi o vice-campeão da temporada com 323. Já Martin Fritz foi o terceiro com 256. 

Grand Prix de Esqui Saltos

Evgeniy Klimov venceu o Grand Prix de Esqui Saltos (Reprodução)

As últimas etapas do Grand Prix de Esqui Saltos foram marcadas por alguns cancelamentos devido ao mau tempo. Nem isso, porém, impediu os títulos da japonesa Sara Takanashi e do russo Evgeniy Klimov nesta temporada. A confirmação aconteceu no primeiro fim de semana de outubro em Klingenthal, na Alemanha. 

Com dois pódios e um quarto lugar nas três provas restantes, Klimov assegurou seu primeiro título da competição ao obter 555 pontos em oito das nove provas realizadas - curiosamente ele venceu apenas uma delas. O alemão Karl Geiger venceu duas das últimas três provas e foi o segundo com 416 pontos. Piotr Zyla, da Polônia, foi o terceiro com 382. 

Entre as mulheres, a hegemonia segue com Sara Takanashi. Ainda que ela tenha perdido a última prova feminina no Grand Prix de Combinado Nórdico, a atleta do Japão obteve 460 pontos e conquistou todas as sete edições já realizadas. O vice-campeonato foi de Ema Klinec, da Eslovênia, e Maren Lundby, da Noruega, a terceira. 

Mundial de Verão de Biatlo

Michal Krcmar liderou desempenho tcheco no Mundial de Verão de Biatlo (Reprodução)

Conhecido palco para o biatlo ao longo da temporada de inverno, a cidade de Nove Mesto, na República Tcheca, organizou neste ano o Mundial de Verão da modalidade, onde os atletas trocam os esquis pelas rodinhas do rollerski, mas seguem com as carabinas de tiros. As provas aconteceram em agosto, entre 24 e 26 de agosto. 

Dos cinco ouros disponíveis, três foram para atletas da casa. No masculino, Michak Krcmar venceu o Sprint 10km e Ondrej Moravec levou a melhor na perseguição 12,5km. Já Veronika Vitkova foi a campeã nos 10km de perseguição entre as mulheres. No sprint 7,5km, a vitória foi da eslovaca Paulina Fialkova. Por fim, no revezamento misto, ouro para a equipe russa, à frente da República Tcheca, vice-líder, da Polônia, terceira colocada.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.