Evgeniy Klimov garante primeira vitória da Rússia no Esqui Saltos

Evgeniy Klimov consegue a primeira vitória na carreira no Esqui Saltos (Reprodução)

A Copa do Mundo de Esqui Saltos desta temporada nem começou e já teve a primeira surpresa da competição. Enquanto todos esperavam uma vitória do favorito Kamil Stoch, o russo Evgeniy Klimov conquistou sua primeira vitória e apenas o seu segundo pódio na carreira. A disputa  na montanha HS 134 aconteceu em Wisla, na Polônia, entre 17 e 18 de novembro.

Klimov já tem duas participações em Mundiais e em uma edição dos Jogos Olímpicos, mas jamais tinha conquistado algum resultado relevante. Em Copas do Mundo, seu melhor desempenho foi a 17ª colocação na temporada 2016/2017, quando conquistou o bronze em uma etapa em Innsbruck, na Áustria. 

Contudo, na neve polonesa, ele conseguiu um fim de semana perfeito. Liderou a classificatória e, na final, alcançou a marca de 263.4 pontos em seus dois saltos, garantindo não só o primeiro triunfo da carreira, mas também a primeira vitória de um atleta russo na história da Copa do Mundo de Esqui Saltos. 

"A atmosfera realmente foi fantástica, tudo estava perfeito. Quero agradecer aos torcedores poloneses por isso e também aos organizadores pela grande preparação da montanha", comentou o vencedor. 

Aliás, o pódio inteiro foi uma novidade. O alemão Stephan Leyhe obteve seu primeiro pódio individual com 256.7 pontos. Já o japonês Ryoyu Kobayashi também conquistou sua primeira medalha individual ao levar o bronze com 255.6 pontos. 

Entretanto, os poloneses presentes nas arquibancadas da abertura da Copa do Mundo de Esqui Saltos não saíram decepcionados. O país conquistou a vitória na disputa por equipes. O time da Polônia, liderado por Kamil Stoch, obteve 1026.6 pontos no total. A Alemanha conquistou a prata com 1015.5 pontos e a Áustria foi a terceira com 972 pontos. 

Os atletas não terão tempo de descanso. A segunda etapa da temporada acontece já no próximo fim de semana, entre 23 e 25 de novembro, em Ruka, na Finlândia. As mulheres, por sua vez, estreiam apenas entre os dias 29 de novembro e 2 de dezembro com a etapa em Lillehammer, na Noruega. 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.