Jaqueline Mourão e Isadora Williams vencem Prêmio Brasil Olímpico

Isadora Williams (CBDG)

Duas das principais atletas de inverno do Brasil na atualidade venceram o Prêmio Brasil Olímpico nas categorias neve e gelo neste ano. Jaqueline Mourão e Isadora Williams foram as escolhidas na votação realizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Os nomes foram divulgados no último dia 14 de novembro.

As duas receberão seus troféus ao lado de outros 49 atletas escolhidos em outras modalidades olímpicas. Além deles, há os concorrentes do Troféu de Melhor Atleta do Ano. Ana Marcela Cunha (maratona aquática), Ana Sátila (canoagem slalom) e Marta (futebol) concorrem no feminino; Gabriel Medina (surfe), Isaquias Queiroz (canoagem velocidade) e Pedro Barros (skate) no masculino. 

A escolha dos melhores nomes em cada modalidade e os finalistas do Troféu de Melhor Atleta do Ano foi realizada por um júri formado por jornalistas, dirigentes, ex-atletas e personalidades do esporte. O Prêmio Brasil Olímpico é considerado o "Oscar" do esporte brasileiro e chega à 20ª edição nesta temporada. 

Em um ano com edição dos Jogos Olímpicos de Inverno, o evento foi decisivo para a escolha dos atletas de neve e gelo. Foi o que determinou, por exemplo, a merecida indicação de Isadora Williams entre as modalidades da CBDG. Em PyeongChang, ela se tornou na primeira latino-americana a participar do programa longo na patinação artística.

Dessa forma, ela se torna na competidora mais laureada da história entre os esportes de gelo - a jovem também foi a escolhida em 2013, 2014 e 2016. Isadora ultrapassou Edson Bindilatti, do Bobsled, que possui três troféus em 2002 (com o time 4-man), 2015 e 2017 (ao lado de Edson Martins, do 2-man).


Jaqueline Mourão, por sua vez, conquistou seu terceiro troféu do Prêmio Brasil Olímpico (venceu também em 2012 e 2016). A escolha foi motivada pelo recorde estabelecido na Coreia do Sul. Ao completar a prova de esqui cross-country, a brasileira participou de sua sexta edição olímpica, sendo quatro no inverno e duas no verão. Ela integra um seleto grupo que tem Formiga, Rodrigo Pessoa, Hugo Hoyama, Torben Grael e Robert Scheidt: são os atletas brasileiros com mais participações em Jogos Olímpicos. 

Com três indicações, Jaqueline é a segunda maior vencedora nas modalidades de neve. Está atrás apenas da snowboarder Isabel Clark, que venceu em seis edições (2003, 2004, 2005, 2006, 2013 e 2014) e é a maior vencedora dos esportes de inverno. Ela também é a única desta categoria que foi finalista do Troféu de Melhor Atleta do Ano, em 2006 (confira a lista história abaixo). 


O Prêmio Brasil Olímpico foi criado em 1999 pelo COB para premiar e valorizar os melhores atletas olímpicos do Brasil. A CBDN, responsável pelas modalidades de neve, começou a participar do evento desde a segunda edição, em 2000. No ano seguinte, foi a vez da CBDG participar e premiar seus competidores. 

Como em anos anteriores, a entrega dos troféus aos escolhidos e o anúncios dos vencedores do Troféu de Melhor Atleta do Ano acontecerão em uma cerimônia no Rio de Janeiro. O evento será realizado no Teatro Bradesco, no Shopping Village Mall, em 18 de dezembro.

Jaqueline Mourão (Reprodução)

Confira os atletas de neve e gelo escolhidos no Prêmio Brasil Olímpico: 

2000 - Riccardo Moruzzi (snowboard)
2001 - Mirella Arnhold (esqui alpino); Ricardo Raschini (luge)
2002 - Felipe Motta (snowboard); Eric Maleson, Cristiano Paes, Edson Bindilatti e Matheus Inocêncio (Bobsled)
2003 - Isabel Clark (snowboard); Fabiana Santos (bobsled)
2004 - Isabel Clark (snowboard); Renato Mizoguchi (luge)
2005 - Isabel Clark (snowboard); Renato Mizoguchi (luge)
2006 - Isabel Clark (snowboard); Ricardo Raschini (bobsled)
2007 - Gustavo Bauer (snowboard); Gabriela Borges (patinação artística)
2008 - Jhonatan Longhi (esqui alpino); Ingrid Amarante (patinação artística)
2009 - Maya Harrisson (esqui alpino); Kevin Alves (patinação artística)
2010 - Mirlene Picin (cross-country/biatlo); Fabiana Santos (bobsled)
2011 - Mirlene Picin (cross-country/biatlo); Luiz Manella (patinação artística)
2012 - Jaqueline Mourão (cross-country/biatlo); Luiz Manella (patinação artística)
2013 - Isabel Clark (snowboard); Isadora Williams (patinação artística)
2014 - Isabel Clark (snowboard); Isadora Williams (patinação artística)
2015 - Michel Macedo (esqui alpino); Edson Bindilatti (bobsled)
2016 - Jaqueline Mourão (cross-country/biatlo); Isadora Williams (patinação artística)
2017 - Michel Macedo (esqui alpino); Edson Bindilatti e Edson Martins (bobsled)
2018 - Jaqueline Mourão (cross-country/biatlo); Isadora Williams (patinação artística)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.