Renovado, Brasil estreia no Mundial Misto de Curling

Erick, Luciana, Cláudio e Anne: representantes brasileiros no Mundial Misto de Curling (Reprodução)

Modalidade ainda não-olímpica, o Mundial Misto de Curling começa neste sábado, 13 de outubro, e vai servir como laboratório para a renovação do Brasil na modalidade. Com estreantes e uma equipe totalmente reformulada, o país quer manter a evolução obtida nos últimos anos. O evento acontece em Kelowna, no Canadá, e termina no próximo sábado, dia 20. 

A seleção brasileira estreia hoje e já faz duas partidas. Às 16h (horário de Brasília) enfrenta a equipe da Dinamarca. Depois, à meia-noite, enfrenta a Rússia, campeã mundial em 2016. O país está no Grupo B e, além dos dinamarqueses e russos, tem a companhia da Austrália, Finlândia, Irlanda, Holanda, Suíça e Estados Unidos (calendário completo abaixo).

A Rússia é a favorita não só à primeira colocação da chave como também ao título do Mundial Misto deste ano. O país já conquistou o torneio em 2016 e conta com a dupla Maria Komarova e Daniil Goriachev, vice-campeã mundial em duplas neste ano. A Suíça, que convocou Irene Schori, campeã mundial por equipes em 2014 e 2016 e bicampeã mundial de duplas em 2008 e 2009, e Estados Unidos, ainda no embalo da histórica medalha de ouro com os homens em PyeongChang, também são os favoritos no grupo. 

Para o Brasil, a competição é a chance de testar novas caras e funções. Dois dos quatro integrantes são estreantes em eventos internacionais: Cláudio Alves e Erick Santos. Já Anne Shibuya, que participou do Mundial de Duplas Mistas de 2017, estreia como skip da equipe - ela também vai exercer a mesma função no time feminino na disputa do America's Challenge, em novembro. Luciana Barrella é a mais experiente, participando de todas as edições do Mundial Misto até o momento. 

Com as mudanças realizadas pela Federação Mundial de Curling (WCF) a partir desta temporada, como a inclusão de uma repescagem ao Mundial por equipes, a CBDG alterou a forma de convocação da modalidade. Ao invés de selecionar os melhores nomes por torneio, a entidade pediu aos atletas que formassem seus próprios times para análise e aprovação. Os quatro atletas moram na região de Vancouver, no Canadá, o que facilitou o entrosamento. 

Dessa forma, a meta é melhorar o desempenho em relação ao ano passado. Na ocasião, o Brasil conquistou sua primeira vitória na história da disputa por equipes ao derrotar a França por 7 a 3. Entretanto, a classificação à próxima fase segue como um sonho improvável neste momento. Neste ano, a preparação incluiu a participação no bonspiel do Golden Ears Winter Club em setembro. No total, o time fez seis jogos e venceu três deles

O regulamento do Mundial Misto é bem simples. As 35 equipes foram divididas em quatro grupos (três com nove países e um com oito). O primeiro colocado de cada chave avança diretamente às quartas de final. Já o segundo e o terceiro colocado de cada chave disputam uma classificatória para determinar quem avança à fase eliminatória. A partir daí, jogo simples até a grande decisão. 

Criado em 2015, como uma iniciativa da WCF alinhada ao objetivo do Comitê Olímpico Internacional para promover a equidade de gênero, o torneio acontece pela primeira vez na América do Norte. Outra novidade é a estreia de Taiwan nessa categoria. A partir de 2020, o Mundial Misto será o único evento internacional aberto a todos os filiados da entidade internacional. 


Não há previsão de streaming da WCF para a competição - assim que soubermos de alguma transmissão, informaremos nas redes sociais. Torcedores brasileiros também criaram um divertido bolão (só por brincadeira e gratuito) para quem quiser testar seus palpites na primeira fase! Para participar, clique aqui.

Atualização: Cláudio Alves Júnior, atleta da seleção brasileira, entrou em contato com o Brasil Zero Grau e informou que o clube de curling de Kelowna, sede do Mundial, vai transmitir as partidas. Quem tiver interesse pode conferir as informações aqui

(O Brasil Zero Grau pede desculpas aos fãs pela ausência no último mês. O acúmulo de tarefas pessoais impediu a atualização diária, que é a marca do site. Nos próximos dias irei atualizar os resultados perdidos entre agosto, setembro e outubro e informar todos os detalhes antes do início da temporada de neve no hemisfério norte). 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.