Jovem de 13 anos conquista título brasileiro de snowboard

Augustinho Teixeira (à esquerda): vice-campeão sul-americano em sua prova de estreia (Reprodução)

Um mês depois de Noah Bethonico, 15 anos, estrear com um excelente resultado na categoria adulta do snowboard, outra jovem promessa da CBDN brilhou na temporada. Augustinho Teixeira, 13 anos, conquistou o título brasileiro FIS nesta temporada. A competição foi realizada em Corralco, no Chile, em 11 de setembro.

Esta foi a primeira edição do Campeonato Brasileiro de Snowboard sem a presença de Isabel Clark. Lenda do esporte de inverno nacional, a atleta se aposentou do esporte de alto rendimento após os Jogos Olímpicos de PyeongChang, em fevereiro. Por conta disso, neste ano a entidade resolveu privilegiar a disputa do Big Air ao invés do Cross, especialidade da ex-atleta. 

Isso permitiu que uma nova geração de atletas pudesse lutar pelo seu espaço. Logo em sua primeira prova FIS, Augustinho Teixeira ficou na segunda posição da classificação geral com 100.66 pontos na somatória de seus dois melhores saltos. Ele ficou atrás apenas do chileno Alvaro Yanez, que alcançou 125 pontos - o argentino Manuel Fasola foi o terceiro colocado. A prova foi feminina foi cancelada pela organização. 

O resultado foi o suficiente para garantir o título brasileiro ao jovem atleta. Com 96 pontos, Bruno Sales Martins foi o quarto colocado na classificação geral e ficou com o vice-campeonato nacional. Já Tiago Carneiro foi o oitavo com 50.66 pontos e garantiu o bronze entre os representantes do Brasil. A disputa feminina foi cancelada por conta

"Esse campeonato brasileiro significa muita coisa para ele e para a gente também. É a estreia FIS dele, o debut, e ele trabalhou muito desde que começou a praticar o snowboard. Foi muito esforço, mas valeu a pena", comentou Elenilda Teixeira, mãe do jovem campeão. 

A temporada sul-americana ainda não terminou para o snowboard. Os principais atletas do continente ainda disputarão mais uma etapa da Copa Sul-americana nas categorias Big Air, Slopestyle e Snowboardcross em Cerro Catedral e Cerro Castor, na Argentina, entre 14 e 23 de setembro. Augustinho Teixeira deve participar das provas de Big Air e Slopestyle

Campeonato Brasileiro Open de Snowboard

Como já é tradicional, antes de realizar a disputa FIS do Campeonato Brasileiro, a CBDN organizou o Campeonato Brasileiro Open da modalidade. O evento é destinado para atletas que não possuem credencial para disputar as provas FIS. O evento também aconteceu em Corralco, no Chile, entre 2 e 9 de setembro. 

No total, cerca de 40 competidores estiveram presentes na neve chilena para participarem da disputa.amadora. O jovem Tiago Rodrigues, 15 anos, foi o destaque ao vencer as três categorias presentes: Cross, Slalom Gigante e Big Air. Os resultados completos estão disponíveis no site oficial da confederação brasileira. 

Primeira clínica reúne riders de todas as idades

Além de contar com a 24ª edição do Campeonato Brasileiro de Snowboard, a CBDN realizou um evento inédito nesta temporada. A entidade realizou uma clínica da modalidade para jovens e adultos dos mais diferentes níveis. Asa atividades aconteceram entre 24 de agosto e 2 de setembro também em Corralco. 

A atleta olímpica Isabel Clark, recém recuperada de uma cirurgia no pescoço, o treinador Iván Fuenzalida e atleta Lucas Rezende, duas vezes campeão brasileiro de Snowboardcross, foram os responsáveis. Eles misturaram a parte teórica com a prática e o objetivo é fomentar ainda mais o esporte no continente. 

"Os atletas saíram extremamente satisfeitos com o programa e a qualidade do direcionamento. O campeonato em si teve excelentes resultados, não apenas em termos de organização e qualidade técnica das pistas, mas principalmente pelo nível técnico dos participantes. Os atletas nos impressionam a cada ano com enorme progresso, em especial os mais novos, que estão chegando com nível muito bom e potencial para tornarem-se atletas de alto rendimento", explica Pedro Cavazzoni, CEO da CBDN.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.