Victor Santos é prata em prova de esqui cross-country na Argentina

Victor Santos durante treinamento em PyeongChang (Gustavo Harada/COB) 

Representante brasileiro nos Jogos Olímpicos de PyeongChang de 2018, o jovem Victor Santos conquistou um bom resultado no último domingo, 12 de agosto, em Ushuaia, na Argentina. O atleta conquistou a prata na prova de 25km de esqui cross-country da competição Marchablanca, que ocorre simultaneamente ao Ushuaia Loppet

Aos 21 anos, Victor completou o percurso em 1h19min05seg52, quase cinco minutos atrás do argentino Matias Zuloaga, vencedor com 1h14min25seg57 - Martin Bianchi, também argentino, foi o terceiro. São três dos melhores esquiadores de cross-country da América do Sul na atualidade e possuem participação olímpica. 

Entre as mulheres, a vitória foi da veterana argentina Maria Edelia Giro, participante do Biatlo nos Jogos Olímpicos de 1992 e 1994. Ela completou o percurso de 25km em 1h42min18seg21. Sua compatriota Andrea Bianchi ficou com a prata e a norte-americana Gretchen Lebowitz foi a terceira. 

O interessante é perceber a participação de outro brasileiro na prova. Thomaz Moraes, integrante da equipe paralímpica standing de cross-country do Brasil, terminou na sexta posição da classificação geral do Marchablanca com 1h36min24seg41.

Já na disputa do Ushuaia Loppet 50km em técnica clássica, Roberto Lopes Caldas foi o único representante brasileiro e terminou na 34ª posição masculina com 4h57min12seg87. O vencedor foi o argentino Federico Cichero, nascido em Ushuaia, com o tempo de 2h42min00seg22. Entre as mulheres, a campeã foi Tiina Voogne, da Estônia, com 3h52min13seg33. 

O Ushuaia Loppet é integrante do calendário internacional do Worldloppet, federação internacional que promove maratonas de esqui cross-country ao redor do planeta - portanto, não é computado no ranking FIS. As provas costumam ter mais de 20km e algumas chegam a ter 100km de percurso.Esta foi a oitava edição do evento na cidade argentina, normalmente abertura da temporada. 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.