Junior Grand Prix de patinação começa com novo domínio russo

Anne Shcherbakova manteve a supremacia russa na disputa feminina (ISU)

A nova temporada do Junior Grand Prix de patinação artística começou da mesma forma como terminou as edições anteriores. Com show dos jovens atletas da Rússia, a primeira etapa da competição neste ano aconteceu em Bratislava, na Eslováquia, entre 22 e 25 de agosto. O evento abre o calendário oficial da ISU na modalidade. 

Das 12 medalhas disponíveis na disputa, os russos conquistaram sete delas, sendo três dos quatro ouros possíveis. Apenas na categoria masculina os atletas do país europeu não subiram ao pódio. A vitória foi do canadense Stephen Gogolev com 226.63 pontos - ele é treinado por Brian Orser, um dos técnicos de patinação mais requisitados da atualidade. O japonês Mitsuki Sumoto ficou com a prata e e o italiano Daniel Grassl foi o terceiro.


Entre as mulheres, a russa Anna Shcherbakova, 14 anos, conquistou o ouro com tranquilidade ao obter 205.39 pontos na somatória dos dois programas - o que representa a quarta maior nota na categoria júnior da patinação artística na história. Anna Tarusina, também da Rússia, foi a segunda colocada e Young You, da Coreia do Sul, foi a terceira. A argentina Virginia Elisa Bustos foi a representante sul-americana e terminou na 33ª posição, com 55.15 pontos no total (lembrando que ela também não tem um rink de gelo nas medidas oficiais para treinar).

Shcerbakova segue a mesma trajetória de Alina Zagitova, Evgenia Medvedeva, Polina Tsurskaya, Alexandra Trusova e Yulia Lipnitskaya, entre tantas atletas russas que brilharam na categoria júnior antes de migrarem para a disputa senior. Em comum entre elas o fato de treinarem, ou terem treinado, com Eteri Tutberidze, sem dúvida a responsável pela montagem de uma equipe tão talentosa.


Nos pares, a primeira etapa do Junior Grand Prix contou com um pódio triplo das duplas russas. Anastasia Mishina e Aleksandr Gallliamov ficaram na primeira posição com 184.80 pontos. Apollinariia Panfilova e Dmitry Rylov conquistaram a prata, enquanto que Kseniia Akhanteva e Valerii Kolesov garantiram o bronze.


Por fim, na Dança no Gelo, mais uma dobradinha russa. A dupla Elizaveta Khudaiberdieva e Nikita Nazarov levou a melhor e venceu com 160.24 pontos no total. Já o time de Elizaveta Shanaeva e Devid Naryzhnyy terminou na segunda colocação - Eliana Gropman e Ian Somerville, dos Estados Unidos, ficaram na terceira posição. 

No total, o Junior Grand Prix de patinação artística possui sete etapas classificatórias até o mês de outubro - a final acontece de forma simultânea com a categoria senior em dezembro. A próxima disputa da competição acontecerá em Linz, na Áustria, entre 29 de agosto e 1º de setembro. 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.