Quinta edição da Champions Hockey League começa com seis jogos

Växjö Lakers e Berna repetem duelo na Champions Hockey League (Lars Nilsson/FrilansFotograferna)

Nesta quinta-feira, 30 de agosto, acontecerá o sorteio da primeira fase da Copa dos Campeões da UEFA, a principal competição de futebol no continente europeu. Contudo, no mesmo dia acontece a abertura da quinta temporada da versão do torneio no hóquei no gelo - que também cresce em importância e se posiciona como grande evento da modalidade no cenário internacional. 

No total, seis jogos abrem a primeira rodada da Champions Hockey League. O destaque é o confronto entre Växjö Lakers, da Suécia, e Berna, da Suíça - uma repetição do duelo das quartas de final da temporada passada. Também jogam nesta quinta-feira: Pilsen (Rep. Tcheca) x Lugano (Suíça), Banská Bsyrica (Eslováquia) x JYP (Finlândia), Lions (Suíça) x Aalborg Pirates (Dinamarca), Viena Capitals (Áustria) x Frölunda Indians (Suécia) e Cardiff Devils (Reino Unido) x Red Bull Salzburg (Áustria).

A competição é inspirada realmente no famoso torneio de futebol e tem como objetivo reunir os principais clubes da Europa Ocidental para definir o melhor time de hóquei no gelo da região. Após duas temporadas inchadas, a partir da terceira chegou no formato de 32 equipes divididas em oito grupos, com os dois melhores avançando às oitavas de final. A fase eliminatória também é disputada no sistema de ida e volta (diferente das demais ligas, que usa o modelo de playoff). 

O embrião do torneio remete a 2008. Naquele ano, a IIHF resolveu lançar uma Champions Hockey League para celebrar o seu centenário e viu o ZSC Lions ser o campeão. Contudo, devido a falta de patrocinadores, o torneio foi cancelado na temporada seguinte. A ideia voltou com força apenas em 2013, quando seis ligas nacionais de hóquei (Suécia, Finlândia, Suíça, República Tcheca, Alemanha e Áustria), com apoio da federação internacional, decidiram recriá-lo a partir da temporada 2014-2015. 

Em quatro temporadas, os times suecos venceram três vezes: o Luleå, em 2015, e o Frölunda Indians, bicampeão em 2016 e 2017. Na temporada passada, o título ficou com o JYP, da Finlândia. conquistou o título. Neste ano, 32 equipes de 14 países duelam em busca do troféu. A primeira fase termina em outubro deste ano e a final acostuma acontecer em fevereiro do próximo ano. A tabela completa e mais informações estão disponíveis aqui:

Conheça os grupos e as equipes

Grupo A: ZSC Lions (Suíça), Vienna Capitals (Áustria), Frölunda Indians (Suécia) e Aalborg Pirates (Dinamarca)
Grupo B: Red Bull Munique (Alemanha), TPS (Finlândia), Malmö Redhawks (Suécia) e Yunost Minsk (Belarus)
Grupo C: Bolzano (Itália), Skellefteå (Suécia), HIFK (Finlândia) e GKS Tychy (Polônia)
Grupo D: Kometa Brno (Rep. Tcheca), Eisbären Berlim (Alemanha), Zug (Suíça) e Neman Grodno (Belarus)
Grupo E: Djurgårdens (Suécia), Tappara (Finlândia), Oceláři Třinec (Rep. Tcheca) e Storhamar (Noruega)
Grupo F: Kärpät (Finlândia), Mountfield (Rep.Tcheca), Nuremberg Ice Tigers (Alemanha) e Dragons de Rouen (França)
Grupo G: Växjö Lakers (Suécia), Berna (Suíça), Red Bull Salzburgo (Áustria) e Cardiff Devils (Reino Unido)
Grupo H: JYP (Finlândia), Pilsen (Rep. Tcheca), Lugano (Suíça) e Banská Bystrica (Eslováquia)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.