Censo mapeia prática de hóquei inline no Brasil

Pesquisa levantou número de praticantes de hóquei no Brasil (Reprodução)

Você sabe quantos praticantes de hóquei existem no Brasil? A proporção de homens e mulheres? A quantidade de equipes? Para responder essas questões, a empresa 313 Sports, especializada em hóquei e patinação, e a Federação Paulista de Hóquei e Patinação (FPHP) lançaram o Censo de Hóquei Inline Brasileiro de 2018. 

O estudo ouviu atletas, dirigentes e fãs de hóquei durante quatro meses deste ano (de janeiro a abril) por meio de divulgação intensa nas principais redes sociais. O objetivo é justamente revelar a quantidade de jogadores ativos no país e obter mais informações sobre a prática da modalidade no território nacional. 

No total, a pesquisa levantou 2205 atletas ativos no país no início de 2018. Deste total, 75% são homens (1657 competidores) e 25% são mulheres (548 jogadoras). O percentual de jogadores abaixo de 18 anos (considerado categoria júnior) corresponde a 36% do total, sendo 563 garotas e 239 meninas. 

Mais da metade dos praticantes de hóquei inline está concentrada na região Sudeste: 56,78% do total, mais especificamente no estado de São Paulo, que possui 1010 jogadores ativos (45,8% do universo da pesquisa). A região Sul tem 15,6%, seguido por Norte (11,84%), Centro-Oeste (10,52%) e Nordeste (5,26%).

O levantamento também identificou a existência de 54 equipes ativas de hóquei inline, sendo 23 no Sudeste, 11 no Sul, 9 no Centro-Oeste, 6 no Norte e 5 no Nordeste. Apenas duas equipes que ainda estão ativas têm mais de 16 anos de existência: o Contagem Flames, de Minas Gerais, nasceu em 1977 e o BTC/Bauru Hockey é de 1979 - o que evidencia o boom do esporte no país após o lançamento do filme The Mighty Ducks, em 1992. 

A pesquisa traz dados importantes, mas, como qualquer levantamento estatístico, é apenas uma amostra da realidade. Os números podem ser um pouco maiores do que o mostrado. Afinal, não é possível ter certeza se todas as equipes realmente preencheram o Censo. Mesmo assim, traz informações necessárias para jogadores e dirigentes envolvidos com o hóquei inline. Quem quiser saber mais onde praticar a modalidade basta entrar neste link.

4 comentários:

  1. A EQUIPE ELDORADO VIPERS DE MINAS GERAIS TEM 22 ANOS DE EXISTÊNCIA, CONSTRUIU A PRIMEIRA QUADRA DE HOCKEY OFICIAL COBERTA DO PAIS ( 50X25M) JUNTO A PREFEITURA DE CONTAGEM, E FOI A PRIMEIRA EQUIPE QUE CONSEGUIU A INSTALAR O PISO MODULAR DE PLASTICO INDOR. IDEAL PARA A PRATICA DO ESPORTE. HOJE FUNCIONA UM PROJETO SOCIAL NO LOCAL COM MAIS DE 150 CRIANÇAS.
    EM 2008 ELDORADO VIPERS VIROUASSOCIAÇÃO CHAMADA AEV ( ASSOCIAÇÃO ELDORADO VIPERS)

    ResponderExcluir
  2. AABB TEM MAIS DE 16 ANOS

    ResponderExcluir
  3. tem um monte de equipes com mais de 16 anos!!!

    ResponderExcluir
  4. Como dito no último paragrafo, o Censo é uma amostra da realidade. Há clubes que não responderam o questionário.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.