'Temporada de verão' dos esportes de neve começa na Suécia

Copa do Mundo de Rollerski começa neste fim de semana, na Suécia (Rolf Zetterberg)

Oficialmente, a temporada dos esportes de neve na FIS começa com modalidades 'fora' da neve. Com o verão no hemisfério norte e a quantidade reduzida de resorts na parte Sul, alguns esportes resolveram tropicalizar suas práticas durante os meses de julho a setembro. O maior exemplo começa hoje, 13 de julho: a disputa da Copa do Mundo de Rollerski, referendada pela FIS. 

Ao todo, a competição terá quatro etapas até 16 de setembro. A primeira delas acontece em Torsby, na Suécia, até o domingo, dia 15 de julho. São esperados mais de 100 atletas de nove países, incluindo a estrela local Robin Norum, atual tricampeão do torneio, e a eslovaca Alena Prochazkova, atual campeã feminina. 

A programação conta com um prólogo de 1,5km nesta sexta-feira, uma prova de 7km em largada coletiva e técnica livre no sábado e o encerramento da primeira etapa da temporada com 7km de perseguição em técnica clássica. As provas acontecerão na legendária montanha de Hovfjället, que abriga um dos principais centros de esqui da atualidade. 

O rollerski já é um velho conhecido do brasileiro por servir de treino para nossa equipe nacional de esqui cross-country e biatlo. O equipamento substitui a superfície lisa do esqui por rodas, permitindo que o atleta "deslize" no asfalto, e também garantindo que o competidor consiga reproduzir as principais técnicas das modalidades de inverno nestas provas.

A abertura da Copa do Mundo de Rollerski é apenas a primeira iniciativa da FIS de colocar seus principais atletas em atividade também durante o verão no hemisfério norte. O Combinado Nórdico e o Esqui Saltos criaram o Grand Prix, por exemplo, permitindo que os principais nomes tivessem um torneio para testarem novos saltos e novas técnicas - o primeiro começa em agosto e o segundo já tem prova no fim de semana que vem, entre 21 e 22 de julho. 

Além deles, o Biatlo também tem uma versão para o clima mais quente. O Mundial de Verão da modalidade, que já contou com a presença das brasileiras Bruna Moura e Gabriela Neres em 2016, acontecerá em Nove Mesto, na República Tcheca, entre 21 e 26 de agosto. O Curling, por sua vez, terá o retorno do World Curling Tour na primeira semana de agosto - mesmo mês da abertura do Grand Prix Júnior de patinação. 

Essas modalidades, mais do que atrair público, tem finalidade de manter os principais atletas de neve em preparação para a temporada do hemisfério Norte. Esqui Alpino, Snowboard e Esqui Livre, com mais dificuldade de adaptação ao clima tropical, seguem com provas normais na Argentina, Chile ou até a Nova Zelândia. 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.