Resorts abrem e continente está pronto para temporada de inverno

Campeonato Brasileiro de Snowboard (Divulgação/CBDN)

A pré-temporada para os atletas de neve do continente está acabando. Após um breve período de férias e a retomada do treinamento nas últimas semanas, os principais nomes já se preparam para as principais competições da temporada sul-americana de inverno. Tanto que os principais resorts da Argentina e do Chile já estão abertos para os turistas. 

Diferentemente de anos anteriores, o clima ajudou dessa vez. Diversas nevascas permitiram que esses locais acumulassem neve e antecipassem a abertura para o público. Todos os mais visitados pelos turistas do continente abriram suas portas ainda no mês de junho. Confira a relação completa no site da CBDN

Com boa quantidade de neve, as competições também não devem enfrentar problemas nesta temporada. A abertura do calendário oficial será em El Colorado, no Chile, entre 26 e 27 de julho, com prova de slalom e slalom gigante do esqui alpino. No mesmo fim de semana, os atletas brasileiros de esqui cross-country participam da segunda etapa do Circuito Brasileiro de Rollerski

A confederação brasileira ainda não fechou o cronograma de seus atletas, mas a entidade deve participar de suas primeiras provas na neve em agosto. Augustinho Teixeira, jovem promessa do Snowboard, deve competir no slopestyle entre 4 e 5 de agosto em La Parva, no Chile. Seu colega Noah Bethonico competirá no snowboardcross entre 11 e 12 no mesmo resort. Já o time de endurance competirá no Biatlo em Bariloche, na Argentina, entre 22 e 25. 

Confira uma relação de provas que acontecerá na América do Sul até setembro:

Esqui Cross-Country: são apenas três provas no continente. Termas de Chillan, no Chile, receberá os atletas entre 2 e 4 de setembro. Já Cerro Catedral, na Argentina, terá disputas entre 8 e 12 do mesmo mês - inclusive com o Campeonato Brasileiro da modalidade. Já Ushuaia, também na Argentina, receberá o tradicional World Loppet em 12 de agosto.

Biatlo: diferentemente da FIS, a IBU não divulga o calendário na América do Sul. Contudo, a CBDN participará de duas provas da Copa Sul-americana. A primeira será em Portillo, no Chile, entre 4 e 5 de agosto. A segunda será em Bariloche, na Argentina, entre 22 e 25 do mesmo mês - esta última também servirá de disputa para o Campeonato Brasileiro. 

Esqui Alpino: no total, são 15 provas de esqui alpino agendadas no Chile e na Argentina. As principais são as válidas pela Copa Sul-americana em Cerro Catedral (14 a 17 de agosto), Las Leñas (25 a 28 de agosto), El Colorado e La Parva (1 a 7 de setembro), El Colorado (10 a 13 de setembro) e Cerro Castor (18 a 21 de setembro). A CBDN ainda não definiu, mas em uma destas etapas será realizada o Campeonato Brasileiro da modalidade. 

Esqui Livre: o continente vai receber quatro etapas. La Parva, no Chile, receberá competições de slopestyle e cross entre 3 e 12 de agosto. Cerro Catedral organizará disputa de Big Air entre 14 e 15 de setembro, enquanto que Cerro Castor e Ushuaia recebem slopestyle e Big Air entre 18 e 20 de setembro. 

Snowboard: a modalidade terá cinco etapas na Copa Sul-americana. La Parva receberá provas de slopestyle e cross no mesmo período do Esqui Livre. Cerro Catedral, Cerro Castor e Ushuaia também terão eventos de Big Air e Slopestyle no snowboard entre 14 e 20 de setembro. A diferença é que as duas últimas cidades argentinas receberão provas de Snowboarcross entre 21 e 23 de setembro. Além disso, Corralco, no Chile, recebe o Campeonato Brasileiro de Snowboard Big Air em 11 de setembro e Pucon, também resort chileno, recebe uma disputa FIS de snowboardcross entre 7 e 9 de setembro. 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.