CBHP cria clínica de hóquei inline para jovens de 9 a 15 anos

Atletas menores da seleção brasileira de hóquei inline (Divulgação)

Única responsável pelo desenvolvimento do hóquei inline após a IIHF encerrar a disputa do Mundial da modalidade, a CBHP (Confederação Brasileira de Hóquei e Patinação) irá desenvolver uma clínica do esporte para jovens de 9 a 15 anos. A atividade vai acontecer entre os dias 11 e 14 de julho na cidade de Amparo, no interior paulista. 

Denominado Hockey Camp Brasil, o programa vai ser coordenado pelo norte-americano Skyler Hoar, técnico da seleção brasileira de hóquei inline, e pelos atletas José Alexandre Guilardi e Gustavo Tecchio, dois dos nomes mais experientes do esporte no país. Eles comandaram palestras, bate-papo e treinamentos dentro e fora da quadra. 

O objetivo, evidentemente, é melhorar o treinamento dos jovens atletas que já praticam a modalidade no país e atrair novos praticantes. Todos os exercícios serão focados no desenvolvimento de habilidades para melhorar os atletas em todos os aspectos do jogo - além de ensinar disciplina e a importância da prática coletiva.

Em 2016, a CBHP instituiu o Departamento de Hóquei Inline, sob comando de José Alexandre Guilardi, para estimular ações e promover o desenvolvimento do esporte no país. Na temporada passada, por exemplo, foi instituído um núcleo de rendimento e outro de desenvolvimento para a formação da seleção nacional. Já neste ano foi montado equipes infantil, juvenil e júnior que treinam juntos para as próximas competições. 

Além disso, por meio do Circuito de Hockey Brasil, os atletas brasileiros têm a possibilidade de participarem de algumas das principais competições da modalidade ao redor do mundo. Nas últimas semanas, uma equipe formada por brasileiros esteve presente no Sparta Cup em duas categorias, mas o resultado oficial ainda não foi divulgado pela organização do evento. 

Agora, neste mês, o desafio é ainda maior. O Brasil vai participar do Mundial de Hóquei Inline da World Skate (antiga FIRS) e principal torneio do esporte na atualidade. As partidas acontecem em Asiago, na Itália, entre os dias 14 e 21 de julho.

Brasileiros que competiram na Sparta Cup (Divulgação)

Mais uma etapa cancelada na Liga Brasileira de Hóquei

Mas nem tudo são boas notícias no hóquei inline nacional. A Liga Brasileira de Hóquei, projeto independente idealizado em 2017, cancelou a etapa que seria realizada em Salvador, na Bahia, entre os dias 7 e 8 de julho. É o terceiro adiamento consecutivo do torneio, que não realizou os jogos em Sertãozinho, no fim de maio, e em Contagem, no meio de junho. 

Diferentemente das outras duas ocasiões, desta vez a organização comunicou que a medida visa "equalizar seu quadro econômico" - o que indica uma situação de crise financeira no caixa da competição. Nenhuma das três rodadas postergadas foram reagendadas pela Liga até o momento. 

Mas não é só ela que sofre com o cenário econômico difícil. O Campeonato Nacional de Hóquei, realizado pela CBHP tradicionalmente no primeiro semestre, também não foi realizado nesta temporada em nenhuma das três categorias existentes (masculino, feminino e menores) e não tem nova data para acontecer. 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.