Brasil sedia primeiro Seminário Internacional de Patinação Artística

Gramado recebe evento inédito de patinação artística na América do Sul (Divulgação/Pedro Araújo)

A partir desta quinta-feira, 19 de julho, a simpática cidade de Gramado, no interior do Rio Grande do Sul, vai receber um evento histórico para os esportes de inverno do Brasil. O município abriga o Seminário Internacional de Patinação Artística no Gelo até o dia 28 deste mês. É o primeiro evento deste tipo na América do Sul.

As atividades acontecem no Snowland, primeiro parque de neve indoor das Américas, e têm o apoio da ISU (União Internacional de Patinação), órgão máximo da modalidade. O projeto foi aprovado na temporada passada e tem iniciativa de Cristina Garcia, responsável técnica da patinação artística na CBDG. 

O objetivo principal é promover uma capacitação técnica de juízes e treinadores de patinação do continente sul-americano. Tanto que o Seminário Internacional em Gramado é apenas uma parte do programa, que compreende ainda webinars (seminários online) e tem previsão de continuar pelos próximos quatro anos. 

No total, são esperados 30 treinadores, 30 atletas e seis juízes do Brasil e três técnicos e dois juízes da Argentina, além de entusiastas da patinação artística no gelo de outros países da América Latina. Pela Internet eles já aprenderam sobre atividades off-ice, como ética, relacionamento nas competições, questões físicas, etc. Agora, o aprendizado será on-ice

No total, são dez dias de programação, com encerramento no dia 28 de julho. O cronograma é dividido em três partes. Até o dia 22 acontecem cursos e palestras para juízes e treinadores. Nos dias 21 e 22 acontece o Campeonato Brasileiro de Patinação Artística no Gelo. Entre 23 e 24 têm as sessões de treinos para os competidores e treinadores. Já entre 25 e 28 o treino no gelo será destinado apenas aos treinadores.

O russo-americano Andrei Lavrentiev, o uzbeque Artyom Knyazev, a canadense Josee Bourdon e a mexicana Nancy Garcia são os profissionais que ministrarão o Seminário Internacional da Patinação Artística da ISU. O evento é organizado pela CBDG. O evento tem apoio da Brocker Turismo, Siena Allegro Laghetto Hotel, Parque Snowland e Cristais Gramado.

Intercâmbio com potências do esporte

A realização do Seminário Internacional de Patinação Artística também atraiu o apoio de duas potências da patinação artística no gelo. O Canadá e os Estados Unidos também realizarão projetos para os participantes do evento.

O Skate Canada, entidade responsável pelo esporte no país da América do Norte, irá ministrar pela primeira vez um projeto de desenvolvimento em outro país. O órgão vai criar um programa de certificação para todos os treinadores brasileiros e sul-americanos, com duração de quatro anos.


Já a Federação Norte-americana de Patinação Artística no Gelo (USFSA) disponibilizou seu programa Learn to Skate aos atletas e treinadores da região com o objetivo de estimular o desenvolvimento da patinação artística no gelo no país. É a primeira vez que esse material será traduzido para o português e espanhol.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.