Vegas Golden Knights e Washington Capitals decidem título da NHL

Vegas Golden Knights (branco) deixou Winnipeg Jets para trás e está na final da NHL em sua temporada de estreia 

Uma franquia estreante e um time que busca seu primeiro título decidem a Stanley Cup nesta temporada da NHL (Liga Nacional de Hóquei). O Vegas Golden Knights, campeão da Conferência Oeste, e o Washington Capitals, vencedor do Leste, avançaram à decisão do campeonato. A definição dos classificados aconteceu nessa quarta-feira, 23 de maio. 

Isso faz com que a principal competição interclubes de hóquei no gelo tenha um campeão inédito pela primeira vez desde 2007, quando o Anaheim Ducks conquistou seu único título da Stanley Cup. Além disso, a equipe de Las Vegas repete o feito do St. Louis Blues em 1968 e também chega à decisão em sua primeira temporada.

Não será surpreendente se o Vegas Golden Knights for além e conquistar o troféu. Na final da Conferência Oeste, por exemplo, a franquia não encontrou maiores dificuldades para derrotar o Winnipeg Jets por 4 a 1. A equipe até perdeu o primeiro duelo por 4x2, mas venceu as quatro partidas seguintes (3x1, 4x2, 3x2 e 2x1) e ganhou um importante período de descanso na reta final da pós-temporada - praticamente uma semana sem jogar.

O que explica esse sucesso instantâneo? Entre diversos fatores, está na capacidade de montar uma equipe coesa com jogadores "rodados" das outras equipes. O goleiro Marc-Andre Fleury é um dos melhores exemplos. Ele revezava a posição com Matt Murray no Pittsburgh Penguins na temporada passada e hoje é um dos melhores de sua posição. No ataque, Jonathan Marchessault, "esquecido" no Florida Panthers, tornou-se no artilheiro e maior pontuador do time de Las Vegas nos playoffs

No Leste, o Washington Capitals teve mais dificuldades do que o imaginado diante do Tampa Bay Lightning. Após vencer os dois primeiros jogos fora de casa, a franquia da capital norte-americana perdeu as três partidas seguintes: duas por 4x2 em casa e 3x2 como visitante. Quando tudo parecia perdido, o Caps venceu o sexto duelo por 3x0 e, na Flórida, conseguiu nova vitória por 4x0 para retornar à final da Stanley Cup após 20 anos. 

Dois russos são os pilares da equipe nesta caminhada rumo ao primeiro título. Alex Ovechkin, primeira escolha no Draft de 2004, é o artilheiro da temporada e grande líder do Washington Capitals. Ao seu lado está Evgeny Kuznetsov, líder do time em assistências nos playoffs e o maior pontuador da pós-temporada até o momento. 

A primeira partida da final da Stanley Cup será na segunda-feira, às 20h no horário local (21h no horário de Brasília). Na temporada regular as equipes se enfrentaram duas vezes, com duas vitórias da franquia de Las Vegas, que também tem a vantagem do mando de quadra e fará as duas primeiras rodadas em casa. Caso a decisão se estique até o sétimo jogo, a NHL conhecerá seu campeão apenas no dia 13 de junho.

Jogadores do Washington Capitals comemoram vaga à final da Stanley Cup (Reprodução)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.