Suécia e EUA confirmam classificação no Mundial de Hóquei no Gelo

Suécia derrota Eslováquia no overtime e avança à próxima fase (Reprodução)

Dois dos favoritos ao título do Mundial masculino de Hóquei no Gelo desta temporada garantiram suas vagas às quartas de final da competição realizada na Dinamarca. Nesse sábado, 12 de maio, a Suécia e os Estados Unidos, líderes dos grupos A e B, respectivamente, são os primeiros classificados - mesmo com duas rodadas para o fim da primeira fase. 

A classificação dos suecos teve um preço alto: o país perdeu o 100% de aproveitamento na pontuação após vencer a Eslováquia por 4 a 3 no overtime. Tomas Jurco abriu o placar para os eslovacos, mas Dennis Everberg, Gustav Nyquist e Jacob de la Rose viraram o placar. Tudo parecia definido até Marek Daloga descontar e Ladislav Nagy empatar novamente. Na prorrogação, Mika Zibanejad garantiu a vitória - e a classificação para a Suécia. 

A seleção Tre Konor (como é conhecida a equipe sueca de hóquei) segue na liderança do Grupo A com 14 pontos e já abriu seis de vantagem justamente sobre a Eslováquia, quinta colocada com oito pontos. Ainda restam dois jogos e o rival pode apenas empatar na pontuação, mas perde no primeiro critério de desempate (confronto direto). 

Quem também está próximo da vaga à segunda fase do Mundial de Hóquei no Gelo é a Rússia. O país venceu a Suíça por 4 a 3 e ocupa a vice-liderança do Grupo A com 13 pontos. Kirill Kaprizov, Yevgeni Dadonov, Nikita Nesterov e Mikhail Grigorenko fizeram os gols russos. Ramon Untersander, Sven Andrighetto e Gaetan Haas descontaram para os suíços. 

Com a derrota, a Suíça está na quarta posição da chave com nove pontos, empatada com a República Tcheca, terceira, e apenas um à frente da Eslováquia, quinta. Os três países e a França, sexta colocada com oito, lutam pela terceira e quarta vagas às quartas de final. Já a Áustria derrotou Belarus por 3 a 0 nesse sábado, chegou aos quatro pontos e garantiu sua permanência na elite do Mundial. A seleção bielorrussa, por sua vez, vive situação delicada e precisa de um milagre para não ser rebaixada. 


Estados Unidos avançam sem jogar 

Líder do Grupo B com 13 pontos, a seleção dos Estados Unidos nem precisou jogar nesse sábado para garantir a classificação às quartas de final do Mundial de Hóquei no Gelo. O país contou com uma combinação de resultados para assegurar a vaga. Restam seis pontos em disputa e são quatro pontos de vantagem para o quinto colocado, mas haverá confrontos diretos nas últimas duas rodadas. 

Nesse sábado, dia 12, o destaque da chave foi a vitória da Finlândia sobre o Canadá por 5 a 1. Mikko Rantanen, duas vezes, Janne Pesonen, Eeli Tolvanen e Teuvo Teravainen comandaram a vitória finlandesa - Jean-Gabriel Pageau descontou para os canadenses. Com o resultado, o país escandinavo reassumiu a vice-liderança com 12 pontos, enquanto que o time da América do Norte caiu para a quarta posição com 10. 

Isso porque a Dinamarca, que tem um jogo a mais, derrotou a Coreia do Sul por 3 a 1, com gols de Frans Nielsen, Jesper Jensen e Nichlas Hardt - Kisung Kim fez o gol de honra dos sul-coreanos. O país-sede do Mundial tem 11 pontos e conta com tropeços da Letônia ou do Canadá para conseguir a vaga à segunda fase. 

Os letões, porém, venceram a Alemanha por 3 a 1 e tem nove pontos, ocupando a quinta posição e seguem com chances de classificação. Os alemães, vice-campeões olímpicos, são a maior decepção até aqui: estão na sexta posição, com cinco pontos, e não tem mais chances de classificação. A Noruega é a sétima, com três, e precisa de um ponto para garantir a permanência na elite da competição - e rebaixar a Coreia do Sul para a Divisão 1. 

Os finlandeses Sebastian Aho e Teuvo Teravainen lideram o ranking individual com 13 pontos cada. Os dois ainda dividem a artilharia com o norte-americano Cam Atkinson, o russo Kirill Kaprizov e o sueco Rickard Rakell (cada um com cinco gols). Já Patrick Kane, dos Estados Unidos, lidera as assistências com nove passes para gol. Harri Sateri, também da Finlândia, lidera o ranking dos goleiros. 

O Mundial de Hóquei no Gelo prossegue neste domingo, 13 de maio, com a sexta e penúltima rodada da primeira fase. Às 11h15 (horário de Brasília) jogam França x República Tcheca pelo Grupo A e Noruega x Estados Unidos no Grupo B. Depois, às 16h15, têm Suíça x Suécia no A e Alemanha x Finlândia no B.

Finlândia derrota Canadá e se recupera no Mundial (Reprodução)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.