Quartas de final do Mundial de Hóquei no Gelo tem 'final antecipada'

Rússia escorrega na Suécia e agora enfrenta o Canadá nas quartas (Reprodução)

Poderia ser a final do Mundial de Hóquei no Gelo desta temporada, mas Canadá e Rússia, os dois maiores vencedores da história da competição, irão se enfrentar logo nas quartas de final. A última rodada da primeira fase aconteceu nessa terça-feira, 15 de maio, e definiu os oito classificados e os confrontos da próxima fase. 

Os russos tiveram a chance de escaparem desse confronto, mas perderam para a Suécia por 3 a 1 e terminaram na segunda posição do Grupo A. Kirill Kaprizov até abriu o placar no primeiro período, mas Mika Zibanejad, Rickard Rakell e Mattias Ekholm garantiram a vitória - e a liderança da chave - para os suecos. 

A República Tcheca, que havia encerrado sua participação na primeira fase nessa segunda-feira, dia 14, ficou na terceira posição. A quarta e última vaga do Grupo A ficou com a Suíça, que confirmou o favoritismo e derrotou a França por 5 a 1. Gregory Hofmann, Enzo Corvi, Ramon Untersander, Kevin Fiala e Simon Moser fizeram os gols da equipe - Guillaume Leclerc descontou para os franceses. 

Dessa forma, de nada adiantou a vitória da Eslováquia por 7 a 4 sobre Belarus. O país, último campeão mundial de hóquei no gelo fora do "Big Six", terminou na quinta posição, apenas um ponto atrás da Suíça. A França ficou na sexta posição e a Áustria foi a sétima. Já o time bielorrusso perdeu as sete partidas e foi rebaixada ao Grupo A da Divisão 1. 


No Grupo B, o Canadá venceu a Alemanha por 3 a 0, com gols de Brayden Schenn, Ryan Nugent-Hopkins e Tyson Jost. Mas o país ficou na terceira posição porque a Finlândia derrotou os Estados Unidos por 6 a 2 e pulou para a liderança da chave na última rodada. Patrick Kane e Derek Ryan fizeram os gols norte-americanos, mas Sebastian Aho, com três gols, Mikko Rantanen, Marko Anttila e Kasperi Kapanen garantiram a vitória e a primeira posição finlandesa. 

Já no último jogo da chave, Dinamarca e Letônia fizeram um confronto direto pela quarta vaga às quartas de final do Mundial de Hóquei no Gelo. Para tristeza da torcida presente no rink, os letões venceram por 1 a 0 com gol de Andris Dzerins ainda no primeiro período e controlaram o placar até o fim. Dessa forma, terminaram na quarta posição e empurraram os donos da casa para o quinto lugar. Alemanha foi sexta, Noruega sétima e Coreia do Sul, que perdeu todos os jogos, terminou rebaixada ao Grupo A da Divisão 1 na próxima temporada. 

Sebastian Aho e Patrick Kane foram os grandes destaques da primeira fase. Ambos terminaram empatados no ranking individual com 17 pontos cada. O finlandês foi o artilheiro com nove gols em sete jogos, mas o norte-americano foi o campeão das assistências, com 11 passes para gol. Já Harri Sateri, também da Finlândia, segue como o goleiro com maior percentual de defesas. 

As quartas de final do Mundial de Hóquei no Gelo acontecem nesta quinta-feira, 17 de maio. Às 11h15 (horário de Brasília) jogam Rússia x Canadá e Estados Unidos x República Tcheca. Depois, às 15h15, têm Suécia x Letônia e Finlândia x Suíça. 

Finlândia derrota Estados Unidos e termina na primeira posição do Grupo B (Reprodução)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.