Oberstdorf realiza Campeonato Internacional Adulto de Patinação

Midori Ito venceu a disputa artística entre as mulheres (Richard Beale)

Com grandes nomes que se destacaram em décadas passadas e com novo recorde de pontuação, a cidade alemã de Oberstdorf sediou mais uma temporada da Competição Internacional Adulta de Patinação Artística no Gelo. O evento, principal torneio para patinadores mais velhos, aconteceu na semana passada, entre 14 e 19 de maio. 

No total, 721 atletas, de 34 países membros da ISU (União Internacional de Patinação), participaram do campeonato, totalizando mais de 900 performances em 91 disputas de medalhas nas categorias individual (masculino e feminino), pares, dança no gelo e patinação sincronizada. Dessa vez, o Brasil não teve representantes. 

O principal nome deste ano foi o canadense Gary Beacom, que compete na categoria Masters Elite 3.  Vice-campeão canadense em 1983 e 1984, atrás apenas de Brian Orser, e campeão mundial profissional em 1988, o atleta conseguiu 107.84 pontos na disputa da patinação livre. Dessa forma, ele estabeleceu o novo recorde de pontuação na patinação artística adulta da ISU. 

Outra competidora de destaque é a japonesa Midori Ito, campeã mundial em 1989 e vice-campeã olímpica em 1992, quando se tornou na primeira mulher a executar um triplo axel em Jogos Olímpicos. Na Competição Internacional Adulta, em Oberstdorf, ela participou da prova artística na categoria Masters Elite 2 e foi a campeã com 42.75 pontos. 

A categoria adulta da patinação artística no gelo é diferente da trajetória olímpica (novice, júnior e senior). Os atletas participam de duas provas distintas (livre e artística) ao invés da combinação dos programas curto e longo. Além disso, a idade mínima para os participantes é de 28 anos e eles são divididos em grupos de acordo com sua faixa etária (1, 2, 3, 4 e 5) e nível de saltos e elementos (bronze, prata, ouro, master e masters elite).  

Os resultados completos da Competição Internacional Adulta estão aqui. Além do tradicional evento em Oberstdorf, a ISU criou em 2016 um segundo torneio para essa categoria. Ele acontecerá em Vancouver, no Canadá, entre 10 e 13 de outubro.

Gary Beacom, novo recordista de pontuação na categoria adulta (Richard Beale)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.