Lightning e Golden Knights avançam às finais de conferência na NHL

Steven Stamkos lidera o Tampa Bay Lightning à final do Leste (Reprodução)

Um frequentador assíduo e um estreante são os primeiros classificados às finais das conferências nos playoffs da NHL. O Tampa Bay Lightning, no Leste, e o Vegas Golden Knights, no Oeste, venceram seus confrontos na segunda rodada e aguardam seus rivais para decidir uma vaga à decisão da Stanley Cup. Os jogos decisivos aconteceram nesse domingo, 6 de maio. 

O Tampa Bay Lightning, melhor time da Conferência Leste na temporada regular, fez 4 a 1 na série e eliminou o Boston Bruins na segunda rodada dos playoffs. Curiosamente, a franquia da Flórida perdeu o primeiro por 6 a 2, mas venceu as quatro partidas seguintes por 4x2, 4x1, 4x3 (no overtime) e 3x1 no duelo realizado no domingo, na Amalie Arena. 

Dessa forma, o Lightning segue forte na briga pelo segundo título da Stanley Cup de sua história (foi campeão em 2004). É a quarta vez nas últimas oito temporadas que a equipe chega à final do Leste. Em 2015, eles venceram a conferência, mas perderam para o Chicago Blackhawks na decisão da NHL. Em 2011 e 2016 foram derrotados pelo Boston Bruins e Pittsburgh Penguins, respectivamente. 

"Não acho que alguma equipe pensem em eliminar o rival em cinco jogos na segunda rodada, mas aconteceu. Quando você joga da maneira correta, você é recompensado por isso", comentou Steven Stamkos, capitão do Tampa Bay nessa temporada. 

Ele foi o líder da franquia na volta por cima nesta temporada. Em 2017, a vaga aos playoffs escapou por um ponto. Porém, ao invés de remontar a equipe, a direção do Tampa Bay Lightning valorizou seus jovens jogadores. Andrei Vasilevskiy, 23 anos, se firmou como goleiro titular. Nikita Kucherov , 24, tornou-se no principal pontuador da equipe e Brayden Point também ganhou espaço em sua segunda temporada. 

Agora, a equipe aguarda o vencedor do confronto entre Pittsburgh Penguins e Washington Capitals. Os Caps vencem por 3 a 2 e o sexto jogo do playoff acontece nesta segunda-feira, às 20h (horário de Brasília), em Pittsburgh. Caso a equipe da casa vença, o sétimo e decisivo duelo será em Washington na próxima quarta-feira, dia 9.

Estreante chega à final do Oeste

Jogadores do Vegas Golden Knights comemoram vitória no duelo contra o San Jose Sharks (Reprodução)

O primeiro finalista do Oeste é uma franquia que fez sua estreia na NHL justamente nesta temporada. O Vegas Golden Knights derrotou o San Jose Sharks por 4 a 2 na segunda rodada e garantiu vaga à final da conferência. A equipe de Las Vegas venceu o primeiro e o terceiro duelos, mas o San Jose ganhou a segunda e quarta partidas. Contudo, os estreantes venceram novamente por 5x3 e 3x0 para fecharem o confronto. 

É a melhor estreia de uma franquia na liga nacional de hóquei desde o St. Louis Blues em 1968 - na ocasião, chegou à final da Stanley Cup, mas perdeu o troféu para o Montreal Canadiens. É um desempenho que poucos esperavam no início da temporada, ainda mais com a falta de entrosamento que seria latente no início. 

"É um pouco louco pensar nisso, com certeza. Mas estamos aqui para vencer. Não iremos cair no papo de que não deveríamos estar aqui ou blá-blá-blá. Nós estamos aqui para vencer", comentou o defensor Brayden McNabb. 

Mas o fato é que a equipe se encaixou muito bem. O goleiro Marc-André Fleury firmou-se como um dos grandes nomes da posição novamente. A defesa conta com Nate Schmidt, ex-Capitals e que também aproveitou a oportunidade para se firmar na liga. Já o ataque tem Reilly Smith, William Karlsson e Jonathan Marchessault. 

Agora, a equipe aguarda a definição do confronto entre Winnipeg Jets e Nashville Predators. A franquia canadense lidera a série em 3 a 2 e faz o sexto jogo em casa nesta segunda-feira, dia 7, a partir das 22h30 (horário de Brasília). Uma vitória coloca o Jets na final da conferência pela primeira vez em sua história. A derrota força a sétima partida para quinta-feira, dia 10, em Nashville.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.