IBSF divulga calendário 2018/2019 do Bobsled e Skeleton

Bobsled e skeleton já têm as datas da próxima temporada (Reprodução)

A Federação Internacional de Bobsled e Skeleton (IBSF) divulgou na última quarta-feira, 16 de maio, seu calendário preliminar para a temporada 2018/2019. As datas ainda podem ser alteradas até o segundo semestre, mas adiantam a abertura das competições e o destaque para o Mundial das duas modalidades em Whistler, no Canadá.

As Copas do Mundo, América e Europa terão oito etapas no total. Como já é tradicional, a competição americana inaugura a temporada entre 5 e 11 de novembro, em Whistler. O torneio europeu estreia na sequência, entre 12 e 17, com provas de skeleton em Innsbruck. Já a Copa do Mundo começa dia 3 de dezembro em Sigulda, na Letônia (confira abaixo).

A novidade desta vez é a ordem das provas. A Copa América, por exemplo, terá três de suas quatro rodadas em novembro e retorna apenas em janeiro. Na Copa do Mundo, as provas realizadas no Canadá e Estados Unidos, normalmente as primeiras da competição, serão as duas últimas para facilitar a logística dos países europeus antes do Mundial.

Além disso, a entidade ainda reservou datas para um período de treinos oficiais na pista de Whistler, em outubro, e a realização de quatro eventos de monobob para os jovens que desejam se preparar para os Jogos Olímpicos da Juventude de Inverno, em 2020 - as corridas, porém, ainda não contam como qualificação. 

E como fica o Brasil?

Com o anúncio da próxima temporada, a equipe brasileira já pode iniciar seu planejamento. Não deve ser muito diferente das últimas temporadas: os atletas devem embarcar no fim de setembro para os Estados Unidos, onde tem parceria com Lake Placid, e aproveitar a abertura das pistas. A novidade deve ser a estreia do país no skeleton feminino em competições na categoria adulta.

A CBDG deve participar do circuito completo da Copa América. A dúvida fica em torno de uma possível participação no Mundial de Bobsled. Como será realizado no Canadá, relativamente próximo de seu centro de treinamento, a entidade pode participar por ter um custo menor de deslocamento.

Outra questão é saber se o Brasil já possui jovens competidores para participarem do monobob nos Jogos Olímpicos da Juventude. A inclusão de quatro eventos dessa modalidade uma temporada antes do período classificatório é uma ótima ferramenta para desenvolver sua próxima geração.

Confira a proposta de calendário da IBSF para a temporada 2018/2019:

Copa do Mundo
1 - Sigulda (Letônia) - 3 a 9 de dezembro
2 - Winterberg (Alemanha) - 10 a 16 de dezembro
3 - Altenberg (Alemanha) - 31 de dezembro a 6 de janeiro
4 - Königssee (Alemanha) - 7 a 13 de janeiro
5 - Innsbruck (Áustria) - 14 a 20 de janeiro 
6 - St. Moritz (Suíça) - 21 a 27 de janeiro
7 - Lake Placid (Estados Unidos) - 11 a 16 de fevereiro 
8 - Calgary (Canadá) - 18 a 23 de fevereiro 


Copa América
1 - Whistler (Canadá) - 5 a 11 de novembro
2 - Park City (EUA) - 15 a 21 de novembro
3 - Lake Placid (EUA) - 27 de novembro a 2 de dezembro
4 - Calgary (Canadá) - 7 a 13 de janeiro

Mundiais
Mundial Adulto de Bobsled e Skeleton - Whistler (Canadá) - 25 de fevereiro a 10 de março
Mundial Júnior de Bobsled e Skeleton - Königssee (Alemanha) - 28 de janeiro a 3 de fevereiro
Mundial Paralímpico de Bobsled e Skeleton - local ainda não definido - 25 a 31 de março

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.