Espanha conclui 'temporada perfeita' no Mundial Masculino de Hóquei

Seleção espanhola comemora acesso no Mundial Masculino de Hóquei (JM Oliva)

É uma temporada que a Espanha não esquecerá tão cedo no cenário internacional do hóquei no gelo. As seleções do país europeu conquistaram nada menos do que quatro acessos nas cinco categorias do Mundial da modalidade. O último deles foi na última sexta-feira, 20 de abril, na disputa masculina adulta.

Os espanhóis conquistaram o título do Grupo B da Divisão 2, equivalente à quinta divisão, e aproveitaram o apoio da torcida presente em Granada, sede do evento neste ano. A campanha foi irrepreensível: cinco vitórias em cinco partidas, melhor ataque (49 gols) e a melhor defesa (apenas seis sofridos). 

O jogo mais difícil foi justamente contra a Nova Zelândia, que terminou com o vice-campeonato com quatro triunfos e apenas a derrota para os anfitriões. Coreia do Norte, México e Luxemburgo tiveram apenas uma vitória, mas a seleção luxemburguesa levou a pior nos critérios de desempate e terminou rebaixada para a Divisão 3. 

O acesso no Mundial masculino coroa o ano perfeito da seleção espanhola de hóquei no gelo. O país também conquistou o acesso e o título do Grupo B da Divisão 2 no sub-20 e sub-18 masculinos e no adulto feminino. Com quatro ouros em cinco categorias, nenhum país em qualquer nível da IIHF obteve tanto sucesso na temporada. Apenas o sub-18 feminino não conseguiu subir de divisão. 

No domingo, 22 de abril, teve a disputa da Divisão 3 do Mundial masculino em Cape Town, na África do Sul. A Geórgia conquistou o título com 12 pontos, apenas um à frente da Bulgária e dois da Turquia. Já a seleção de Hong Kong, com cinco derrotas, acabou rebaixada para a qualificação na temporada passada. 

Mundial sub-18

No mesmo período aconteceu o Grupo B da Divisão 1 do Mundial sub-18 masculino de Hóquei no Gelo em Kiev, na Ucrânia. A seleção local aproveitou o apoio da torcida e conquistou o título com 12 pontos. Foram quatro vitórias e uma derrota, mesma campanha da Áustria, que ficou atrás apenas no critério de desempate. A Romênia, que perdeu todos os jogos, foi rebaixada para o Grupo A da Divisão 2. 

No próximo fim de semana, entre 28 e 29 de abril, acontecem mais torneios dos Mundiais de Hóquei no Gelo. No sub-18 tem a definição da elite e, curiosamente, do Grupo B da Divisão 3 (a última divisão). Já no adulto masculino há a Divisão 1 (Grupos A e B) e o Grupo A da Divisão 2.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.