Dupla do Brasil tem dia 'quase' perfeito no Mundial de Curling

Marcio Cerquinho em ação no Mundial de Curling Duplas Mistas 2018 (Richard Gray/WCF)

Por apenas um end, o dia 22 de abril não entrou para a história do esporte de inverno do Brasil. Aline Gonçalves e Marcio Cerquinho, representantes do país no Mundial de Curling Duplas Mistas, fizeram um jogo equilibradíssimo contra o Canadá, principal potência da modalidade, e viram a vitória escapar na última pedra da partida na competição realizada em Östersund, na Suécia. 

O placar de 7 a 5 no fim reflete um pouco como foi a disputa entre brasileiros e canadenses no Grupo E. No intervalo, por exemplo, o placar estava 3 a 3. Com dois pontos no quinto e no sétimo ends, o Brasil vencia por 5 a 4 antes do último período do jogo. Contudo, o Canadá aproveitou a posse do martelo e a maior experiência para marcar três pontos e conquistar a vitória. 

"O país do futebol provou hoje que pode jogar curling. Eu não poderia estar mais orgulhoso da minha equipe. É apenas o começo", escreveu Marcio Cerquinho em seu perfil no Facebook. 

O orgulho é justificado. O Canadá é a principal potência do Curling e, nos últimos dois anos, passou a se dedicar também à disputa das Duplas Mistas. Tanto que o país da América do Norte é o atual vice-campeão mundial, conquistou o ouro olímpico na estreia da categoria nos Jogos de Inverno de PyeongChang, em fevereiro, e é o favorito ao título nesta temporada. 

Uma vitória contra os canadenses seria a prova contundente do crescimento brasileiro no Curling Duplas Mistas. Mas, apesar do resultado adverso, esse jogo mostrou à Aline e ao Marcio que eles podem enfrentar qualquer equipe em condições de igualdade e, principalmente, conseguir a tão sonhada vaga à segunda fase do Mundial. 

Até porque, antes da partida contra os canadenses, os atletas do Brasil enfrentaram a Alemanha e venceram por 8 a 4, conquistando a primeira vitória na competição. Entretanto, o placar também não reflete o que foi o jogo: os representantes nacionais já venciam por 6 a 0 no intervalo e apenas administraram o resultado até o final. 

Com uma vitória e duas derrotas, o Brasil está na quinta posição do Grupo E, praticamente com a mesma campanha da Alemanha (que venceu um jogo e perdeu o outro). Canadá, República Tcheca e Coreia do Sul venceram suas duas partidas e dividem a liderança da chave. Resultados completos do Mundial de Duplas Mistas estão aqui. 

Aline Gonçalves e Marcio Cerquinho voltam à pista de gelo nesta segunda-feira, 23 de abril, às 6h15 no horário de Brasília, contra a Áustria. Esse é um jogo que o país precisa vencer para seguir com chances de classificação à próxima fase. Confira a tabela completa dos brasileiros na primeira fase em Östersund:

21/4 - 15h - Brasil 1 x 6 República Tcheca
22/4 - 9h30 - Brasil 8 x 4 Alemanha
22/4 - 16h - Brasil 5 x 7 Canadá
23/4 - 6h15 - Brasil x Áustria
24/4 - 3h - Brasil x Coreia do Sul
25/4 - 12h45 - Brasil x Guiana
26/4 - 4h - Brasil x Irlanda
* horário de Brasília

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.