Boletim Hóquei no Gelo #24 - AK Bars se aproxima de final na KHL

Jogadores do AK Bars comemoram vitória sobre o Traktor: equipe perto da final da KHL (Reprodução)

Campeão da Gagarin Cup nas duas primeiras edições em 2008 e 2009, o AK Bars, de Kazan, está próximo de retornar à final da KHL (Liga Continental de Hóquei) após três temporadas. A equipe venceu os dois primeiros jogos da final da Conferência Leste e precisa de mais dois triunfos para confirmar a classificação. 

O AK Bars aproveitou o fator casa para vencer os dois jogos contra o Traktor na decisão do Leste. Porém, isso não quer dizer que a equipe teve moleza. Na primeira partida precisou fazer dois gols no último período para ganhar por 2 a 1. Na rodada seguinte, saiu perdendo por 2 a 0, mas conseguiu a virada por 4 a 3.

Melhor equipe do Leste nesta temporada da KHL, o time de Kazan liderou a primeira fase de sua conferência com 100 pontos, seis a mais do que o Traktor, segunda melhor equipe da conferência em número de pontos e terceira por conta do regulamento (as duas primeiras posições são para os campeões das divisões). 


Nos playoffs, o AK Bars não teve dificuldades para eliminar o Amur e o Metallurg por 4 a 1 nos dois confrontos. O Traktor, por sua vez, precisou dos sete jogos para derrotar o Salavat Yulaev na semifinal. 

Na Conferência Oeste, o duelo está equilibrado entre os dois melhores times da temporada regular da KHL. O CSKA Moscou, segundo colocado, venceu o primeiro jogo contra o SKA de São Petersburgo por 5 a 4 no overtime, mas perdeu a segunda partida por 2 a 0. O terceiro confronto acontece ainda nesta segunda-feira, em Moscou, e a tendência é a série se estender até à sétima partida.

Com sete gols e 11 assistências, o canadense Justin Azevedo, do AK Bars, é o principal pontuador dos playoffs e candidato a herói na equipe de Kazan. Na temporada regular, o melhor jogador foi Ilya Kovalchuk,  do SKA, com 63 pontos (31 gols e 32 assistências).

NHL entra na última semana com oito vagas restantes nos playoffs

Columbus Blue Jackets luta por uma das vagas restantes no Leste (Reprodução)

Após seis meses de intensa competição, a NHL(Liga Nacional de Hóquei) entra em sua última semana para definir os últimos classificados ao playoff da Stanley Cup desta temporada. Contando com as quatro cotas do wild card, restam oito vagas no total. A fase regular termina no próximo domingo, dia 8.

A única divisão que já está definida é a Atlântico. Boston Bruins lidera com 110 pontos (49-17-12),  seguido por Tampa Bay Lightning com 108 (52-23-4) e Toronto Maple Leafs com 101 (47-25-7). Os três times não podem mais ser alcançados pelos rivais do grupo e já garantiram as três vagas aos playoffs da Stanley Cup

Na Divisão Metropolitana, também do Leste, o Washington Capitals já garantiu a primeira posição do grupo com 101 pontos (47-25-7). Bicampeão da Stanley Cup, o Pittsburgh Penguins assegurou sua classificação à pós temporada com 96 pontos (45-29-6). A terceira vaga está entre três equipes: o Columbus Blue Jackets e o Philadelphia Flyers estão empatados com 94 pontos e o New Jersey Devils possui 93. Restam três jogos para cada franquia, mas a boa notícia é que as duas vagas do wild card na Conferência devem ficar entre elas. 

Na Conferência Oeste, o Nashville Predators segue como melhor equipe da temporada regular com 113 pontos (51-17-11) e lidera a Divisão Central. A segunda posição é do Winnipeg Jets com 106 pontos (48-20-10) e também já classificado aos playoffs. A terceira posição é do Minnesota Wild com 96 (43-25-10), mas o Colorado Avalanche, 93 pontos, e o St. Louis Blue, 92, seguem com chances. 

Na Divisão Pacífico, o Vegas Golden Knights assegurou a primeira posição do grupo com 107 pontos (50-22-7). Segundo colocado, o San Jose Sharks tem 98 pontos e precisa de apenas um ponto para assegurar a classificação. Já Anaheim Ducks, 95 pontos, e Los Angeles Kings, 94, duelam pela terceira e última vaga direta. No wild card do Oeste, Kings e Avalanche estão com as duas cotas, mas o St. Louis Blue também luta pela classificação. 

A última rodada da NHL acontecerá majoritariamente no sábado, 7 de abril, e no domingo, dia 8, com a partida final entre Florida Panthers e Boston Bruins. A jovem estrela Connor McDavid, do Edmonton Oilers, tem 103 pontos e é favorito para ganhar o bicampeonato do Troféu Art Ross, dado ao maior pontuador da temporada regular. Alex Ovechkin, do Washington Capitals, é o artilheiro com 45 gols e Marc André Fleury, do Vegas Golden Knights, é o goleiro com maior percentual de defesa. 

Espanha e Bélgica garantem acesso no Mundial sub-18 da IIHF

Espanha comemora acesso (Goran Stanzl)
Enquanto as principais estrelas do hóquei definiam seus futuros na KHL e NHL, jovens atletas disputavam divisões de acesso do Mundial sub-18 masculino de hóquei no gelo por suas seleções. A Espanha e a Bélgica garantiram acesso nas duas competições realizadas entre 24 de março e 1º de abril. 

Em Zagreb, na Croácia, aconteceu o Grupo B da Divisão 2 (equivalente à quinta divisão do Mundial sub-18). Os espanhóis não tomaram conhecimento e venceram as cinco partidas, uma delas no shootout, e totalizaram 14 dos 15 pontos possíveis, seis à frente dos croatas e dos sérvios, segundo e terceiro colocados. Com apenas um ponto, a Islândia caiu para o Grupo A da Divisão 3 e 2019. 

Em seu lugar entrará a seleção da Bélgica, que conquistou a competição deste ano realizada em Erzurum, na Turquia. Os belgas venceram quatro partidas e perderam apenas para o México, conquistando 12 pontos. Os mexicanos ficaram na vice-liderança com 11 pontos. Já Taiwan, com três, foi rebaixada para o Grupo B da Divisão 3 na próxima temporada. 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.