Kamil Stoch vence novamente no encerramento do Esqui Saltos

Kamil Stoch dominou a temporada do Esqui Saltos em 2018 (Divulgação/FIS)

Campeão olímpico no Large Hill, vencedor do Four Hills, prata no Mundial Ski Flying e campeão da Copa do Mundo de Esqui Saltos. O polonês Kamil Stoch resolveu encerrar uma temporada praticamente perfeita com mais duas vitórias na última etapa da competição em Planica, na Eslovênia, entre 23 e 25 de março. 

Stoch levou a melhor nas duas provas HS 240. Na primeira, realizada na sexta-feira, dia 23, ele conseguiu 455.9 pontos, deixando o norueguês Johann Forfang com a prata e o austríaco Stefan Kraft com o bronze. No domingo, dia 25, o polonês venceu com 455.6 pontos, à frente de Kraft, segundo, e do também norueguês Daniel Tande, terceiro. 

Com mais duas vitórias, o atleta da Polônia despede-se da temporada com 1443 pontos, o suficiente para conquistar seu segundo Globo de Cristal da carreira - também venceu em 2014. De quebra, ele também venceu a primeira edição do Planica7, nome dado às provas realizadas na cidade eslovena. O alemão Richard Freitag foi o vice-campeão da temporada com 1070. 

"Foi uma grande temporada para mim e toda a equipe. Eu quero agradecer a todos os membros da equipe, sem eles não estaria aqui agora", comentou Kamil Stoch, que não conseguiu subir ao pódio na prova por equipes. A seleção da Noruega foi a campeã com 1620.2 pontos, à frente da Alemanha, prata, e da Eslovênia, bronze. 

Entre as mulheres, a japonesa Sara Takanashi venceu as duas provas realizadas em Oberstdorf, na Alemanha, e conquistou seus primeiros triunfos justamente na última etapa. Dessa forma, ela evitou uma marca ingrata: desde que estreou na Copa do Mundo de Esqui Saltos, ela sempre venceu pelo menos uma prova por temporada.

Na montanha alemã HS 106, Takanashi conseguiu 227.1 pontos na primeira prova, dia 24, e ficou à frente da austríaca Daniela Iraschko-Stolz, prata, e da norueguesa Maren Lundby, bronze. No dia seguinte, ela obteve 250.4 pontos - Iraschko-Stolz e Lundby novamente terminaram na segunda e terceira posições, respectivamente. 

As vitórias também garantiram à japonesa a terceira posição na classificação final da Coa do Mundo de Esqui Saltos. Ela terminou com 916 pontos. Campeã olímpica, Maren Lundby também conquistou o Globo de Cristal com 1340 pontos. A alemã Katharina Althaus foi a vice-campeã da temporada com 928. 

Com o encerramento da temporada do Esqui Saltos, os atletas entram em férias e já iniciam o planejamento para a próxima temporada. Alguns deles retornam às competições em julho com a abertura do Grand Prix de Verão da modalidade. 

Sara Takanashi conseguiu suas primeiras vitórias na despedida da temporada (Divulgação/FIS)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.