Copa do Mundo de Biatlo retorna sem Fourcade e Bø no topo do pódio

Anton Shipulin comemora primeira vitória nesta temporada (Reprodução)

Pela primeira vez na temporada da Copa do Mundo de Biatlo, o vencedor de uma prova masculina não foi o francês Martin Fourcade ou os irmãos Bø, da Noruega. O russo Anton Shipulin e o austríaco Julian Eberhard foram os destaques da competição realizada em Kontiolahti, na Finlândia, entre 8 e 11 de março. 

Ausente dos Jogos Olímpicos de PyeongChang, o russo Anton Shipulin venceu a prova de Sprint 10km com o tempo de 23min51seg6 e nenhum tiro desperdiçado - Andrejs Rastorgujevs, da Letônia, foi o segundo e Quentin Maillet, da França, completou o pódio. Já Eberhard foi o mais rápido na prova de largada coletiva 15km. Ele completou o percurso em 38min04seg8 e dois tiros ruins, à frente de Fourcade, prata, e Shipulin, bronze.

Com o resultado, a disputa masculina da Copa do Mundo de Biatlo segue acirrada. Atual hexcampeão do torneio, Fourcade continua na liderança com 888 pontos, apenas 43 à frente de Johannes Bø, vice-líder. Com o ouro e o bronze na etapa finlandesa, Shipulin assumiu a terceira posição com 568. 

Entre as mulheres, a bielorrussa Darya Domracheva foi a vencedora do Sprint 7,5km com 20min56seg8 e um tiro errado - Franziska Hildebrand, da Alemanha, foi a segunda e Lisa Vittozi, da Itália, a terceira. Depois, na largada coletiva 12,5km, vitória da alemã Vanessa Hinz com 35min47seg9 e nenhum tiro errado. Vittozi foi a segunda e a francesa Anais Chevalier a terceira. 

O ranking feminino da Copa do Mundo de Biatlo também segue equilibrado após a etapa de Kontiolahti. A finlandesa Kaisa Mäkäräinen, que decepcionou em PyeongChang, segue na liderança com 666 pontos e busca o tricampeonato. Anastasiya Kuzmina, da Eslováquia, é a vice-líder com 613 e a italiana Dorothea Wierer é a terceira com 568. 

Ainda na neve finlandesa aconteceram duas provas de revezamento misto. Na competição simples, com apenas dois atletas, os franceses Anais Chevalier e Antonin Guigonnat venceram com 33min29seg1 e seis tiros desperdiçados - a Áustria foi a segunda colocada e a Noruega completou o pódio. Na corrida por equipes, a Itália foi a vencedora com 1h15min08seg3 e 14 tiros errados. A Ucrânia terminou na segunda posição e o time norueguês novamente foi bronze.

As provas na Finlândia foram as primeiras da Copa do Mundo de Biatlo após os Jogos Olímpicos de PyeongChang. A competição segue para Oslo, na Noruega, onde acontecerá a penúltima etapa durante o Festival Holmenkollen entre 13 e 18 de março. O encerramento será em Tyumen, na Rússia, entre 20 e 25 de março. 

Vanessa Hinz comemora primeira vitória da carreira na Copa do Mundo de Biatlo (Reprodução)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.