Cologna e Bjørgen vencem provas de cross-country no Holmenkollen

Dario Cologna venceu o Holmenkollen pela primeira vez (NordicFocus)

Campeões olímpicos e dois dos principais nomes do esqui cross-country deste século foram os vencedores da modalidade no Festival Holmenkollen desta temporada. A norueguesa Marit Bjørgen e o suíço Dario Cologna venceram as provas de longa distância realizadas em Oslo, na Noruega, entre 10 e 11 de março. 

Cologna, tricampeão olímpico nos 15km, travou uma disputa acirrada com o norueguês Martin Sundby durante todo o percurso e ambos cruzaram a linha de chegada em 2h01min48seg7! O desempate ocorreu no photo-finish, com pequena vantagem para o atleta da Suíça, que conquistou sua primeira vitória no Holmenkollen - o russo Maxim Vylegzhanin completou o pódio. 

"É fantástico finalmente vencer aqui. É a corrida individual mais importante na Copa do Mundo. Eu tive que esperar alguns anos até finalmente conseguir essa vitória", comentou Dario Cologna, um dos atletas mais laureados do esqui cross-country na atualidade. 

Photo-finish que deu vitória a Dario Cologna: atletas cruzaram ao mesmo tempo após 50km de prova (reprodução)

Na disputa feminina, Marit Bjørgen conseguiu uma arrancada impressionante nos últimos sete quilômetros e conseguiu ultrapassar a norte-americana Jessica Diggins nos últimos metros para vencer com 1h18min12seg4. Diggins ficou na segunda posição, quatro segundos atrás, e Ragnhild Haga, uma das surpresas de PyeongChang, ficou na terceira posição. 

"É fantástico ver que consegui vencer hoje. Eu achei que brigaria pela quarta posição. Quando passei pelo estádio na última volta estava cerca de 20 segundos atrás do pelotão da frente", comemorou Bjørgen, maior medalhista da história dos Jogos Olímpicos de Inverno.

As vitórias dos dois veteranos mantêm a disputa aberta na Copa do Mundo de Esqui Cross-Country. Johannes Klæbo segue na liderança masculina com 1338 pontos, contra 1114 de Dario Cologna e 1104 de Sundby. Entre as mulheres, Heidi Weng é a líder com 1424 pontos, contra 1271 de Ingvild Østberg. 

Restam apenas três etapas para o fim da temporada da Copa do Mundo de Esqui Cross-Country. As provas acontecerão em Falun, na Suécia, entre 16 e 18 de março. 

Marit Bjørgen no topo do pódio no Festival Holmenkollen (Nordic Focus)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.