Circuito Brasileiro de Rollerski começa com vitória de olímpico

Rhaick, Bruna, Victor, Claudio Gustavo e Eduarda: os campeões da primeira etapa (Divulgação/CBDN)

Representante da CBDN no esqui cross-country em PyeongChang, o jovem Victor Santos mostrou porque é um dos principais nomes do país na modalidade. Uma semana após o encerramento dos Jogos Olímpicos, ele já começou com vitória na primeira etapa do Circuito Brasileiro de Rollerski, realizado no domingo, 4 de março, em São Paulo. 

Líder do ranking nacional e campeão do Circuito Brasileiro nos últimos três anos, Victor venceu a prova de Sprint 400 metros estilo livre realizado no kartódromo de Interlagos. No total, 51 atletas participaram da primeira etapa da competição, divididos nas categorias adulta, sub-19 e sub-16 (apenas masculino). 

No adulto, Victor foi o mais rápido com 56seg93 na bateria decisiva e derrotou seu irmão Paulo, medalhista de prata, e Vitor Melo, bronze. Entre as mulheres, Bruna Moura duelou com Gabriela Neres e levou a melhor nas duas baterias. 

"É muito bom reencontrar todos do Projeto Ski na Rua, são meus amigos e parceiros de equipe. É bom estar de volta, competir com eles e compartilhar todas minhas histórias", comentou o atleta olímpico.


No Sprint sub-19, Rhaick Bomfim, que vai completar 16 anos, foi o campeão entre os homens com 1min02seg29, mais de um segundo à frente de Yuri Rocha, segundo colocado - Marcelo Ribeiro completou o pódio. No feminino, Eduarda Ribera, com incríveis 13 anos, foi a campeã com 1min27seg88 - Taynara Silva foi a segunda e Miriene Oliveira completou o pódio. Por fim, no sub-16, Claudio Gustavo Oliveira foi o campeão com 1min06seg52. Thiago Silva ficou com a prata e Guilherme Amancio foi bronze. 

"Além do retorno do Victor, exemplo que inspira os mais novos no Projeto Ski na Rua pela sua história, tivemos em Interlagos uma etapa de grande progresso técnico nas categorias de base, com atletas mais novos dificultando a vida daqueles que já tem um tempo maior no rollerski, além de uma grata evolução das atletas na categoria feminina", comentou Caio Freixeda, gestor técnico do Esqui Cross-Country na CBDN. 

Curiosamente, a primeira etapa do Circuito Brasileiro de Rollerski encerra a temporada para os atletas de Esqui Cross-Country e Biatlo do país. A segunda disputa deverá acontecer em julho, no Parque Damha, em São Carlos (SP). No total, a competição deve ter quatro etapas ao longo do ano e  ao menos uma delas será válida para o ranking internacional FIS.

Brasileiro segue competindo na Espanha

Manex Silva, jovem brasileiro que mora na Espanha e passou a competir no esqui cross-country nesta temporada, segue participando de provas na Europa. Entre 13 de fevereiro e 4 de março, ele competiu em três corridas e venceu as três. Primeiro, ele venceu uma prova de 10km estilo clássico em Linza no dia 13 de fevereiro. Depois, foi o mais rápido na mesma distância e estilo em Benasque - ambas as cidades na Espanha. Por fim, no último domingo, 4 de março, ele venceu os 10km livre em Somport, na França.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.