Boletim Hóquei no Gelo #21 - Favoritos atropelam nos playoffs da KHL

SKA segue como favorito ao título na KHL (Reprodução)

A temporada regular da KHL (Liga Continental de Hóquei) terminou no dia 1º de março e, menos de duas semanas depois, a competição já tem os semifinalistas das conferências praticamente definidos. Os favoritos ao título simplesmente varreram seus rivais nas quartas de final realizadas ao longo dos últimos dez dias. 

Apenas uma série chegou ao sétimo jogo. O Avangard venceu o Salavat Yulaev por 3 a 2 nessa segunda-feira e empatou o confronto em 3 a 3 na Conferência Leste. O jogo decisivo entre as duas equipes acontece nesta quarta-feira, 14 de março, e encerra as quartas de final da Copa Gagarin. 

Nos demais confrontos, tudo resolvido. Na Conferência Oeste, por exemplo, apenas um duelo não terminou 4 a 0: o HC Sochi conseguiu vencer um jogo, mas foi eliminado pelo Jokerit por 4 a 1. Líder da temporada regular e atual campeão da Copa Gagarin, o SKA derrotou o Severstal por 4 a 0, mesmo resultado das vitórias do CSKA sobre o Spartak e do Lokomotiv sobre o Torpedo. 

No Leste, aconteceu a única virada até o momento. Quinto colocado na primeira fase, o Metallurg eliminou o Avtomobilist, quarto, por 4 a 2. Contudo, as equipes fizeram campanhas idênticas na primeira fase e terminaram empatadas com 95 pontos - a diferença na tabela foi definida pelo saldo de gols. Líder da conferência, o AK Bars conseguiu eliminar o Amur por 4 a 1, enquanto que o Traktor, terceiro colocado, avançou à semifinal ao derrotar o Neftekhimik também por 4 a 1. 

As semifinais da Copa Gagarin devem começar ainda nesta semana, após a definição do último confronto entre Avangard e Salavat Yulaev. Os confrontos seguem em melhor de sete partidas até a definição do campeonato, previsto para acontecer em abril. 

Tampa Bay segue como time a ser batido na NHL

Tampa Bay Lightning segue como melhor time desta temporada da NHL (Reprodução)

Sem pausa durante os Jogos Olímpicos de PyeongChang, a temporada regular da NHL já está em sua reta final, com pouco menos de um mês para a definição de todos os classificados aos playoffs da Stanley Cup. Ainda que nenhuma equipe esteja matematicamente classificada, é possível dizer que o Tampa Bat Lightning segue como o time a ser batido na liga norte-americana. 

A franquia segue como líder absoluta da Divisão Atlântico e da classificação geral com 100 pontos em 69 partidas (48-17-4) e 253 gols marcados, de longe o ataque mais positivo da competição. A equipe consegue, assim, manter uma vantagem segura sobre o Boston Bruins em seu grupo. A franquia também faz boa campanha, com 94 pontos em 67 jogos (43-16-8) e ocupa a segunda posição - o Toronto Maple Leafs é o terceiro. 

Ainda na Conferência Leste, mas na Divisão Metropolitana, o Pittsburgh Penguins, atual bicampeão da Stanley Cup, se recuperou de um início irregular e lidera o grupo com 84 pontos em 70 partidas (40-26-4). O Washington Capitals, contudo, é o segundo com um ponto e dois jogos a menos (38-23-7), enquanto que o Philadelphia Flyers ocupa a terceira posição. New Jersey Devils e Columbus Blue Jackets estão com as vagas do Wild Card

No Oeste, o Nashville Predators, atual vice-campeão da NHL, é o melhor time da conferência e lidera a Divisão Central com 98 pontos em 68 rodadas (44-14-10), sete pontos de vantagem sobre o Winnipeg Jets, vice-líder com uma campanha de 41-18-9. O Minnesota Wild é o terceiro com 85 pontos (39-23-7). 

Já na Divisão Pacífico, o estreante Vegas Golden Knights caminha tranquilo rumo aos playoffs. A franquia possui 93 pontos em 68 jogos (44-19-5) e tem 12 pontos de vantagem em cima do San Jose Sharks, vice-líder do grupo. O Anaheim Ducks também mostrou recuperação no último mês e é o terceiro com 80 pontos em 69 partidas. Dallas Stars e Colorado Avalanche estão com as vagas do Wild Card na Conferência Oeste neste momento. 

JYP conquista Champions Hockey League

A equipe JYP, da Finlândia, conquistou o título desta temporada da Champions Hockey League. A decisão aconteceu no dia 6 de fevereiro e o time finlandês derrotou o Växjö Lakers, da Suécia, por 2 a 0, com gols de Joonas Nattinen no segundo período e de Janne Kolehmainen a 20 segundos do fim, aproveitando o goleiro-linha sueco. É a primeira vez em quatro edições da competição que o título não fica para a Suécia. 

JYP comemora título da Champions Hockey League (Reprodução)

Hóquei feminino define playoffs da Clarkson Cup e Isobel Cup

Após 28 jogos para cada equipe, a CWHL (Liga Canadense de Hóquei feminino) definiu as quatro equipes classificadas aos playoffs da Clarkson Cup, nome dado à pós-temporada da competição, após o fim da temporada regular no último domingo, 11 de março. Montreal Les Canadiennes, o Kunlun Red Star, da China, o Calgary Inferno e o Markham Thunder seguem na disputa pelo título. 

Atual campeã, as Les Canadiennes são as favoritas ao bicampeonato da Clarkson Cup. Não apenas por ter liderado a temporada regular com a campanha de 22 vitórias em 28 partidas, mas por contar com duas das principais atletas de hóquei no gelo da história: a canadense Marie-Philip Poulin e a norte-americana Hilary Knight. 

Estreante na temporada, o time chinês do Kunlun Red Star terminou na segunda posição com 21-6-1 e conseguiu ultrapassar o Calgary Inferno na reta final da primeira fase. A equipe canadense perdeu os últimos quatro jogos e caiu para a terceira posição. Já o Markham Thunder conseguiu uma recuperação fantástica: a equipe venceu os últimos sete jogos e roubou a última vaga do Vanke Rays, da China, que perdeu sete das últimas dez partidas. 

Os playoffs começam no próximo fim de semana, entre 16 e 18 de março, e as séries semifinais são em três partidas. O Montreal Les Canadiennes enfrenta o Markham Thunder, enquanto que Calgary Inferno duelará contra o Vanke Rays. A final, em jogo único, será no próximo domingo, 25 de março. 

Enquanto isso, na NWHL (Liga Norte-americana de Hóquei feminino), a temporada regular também chegou ao fim. Com 13 vitórias em 16 jogos, o Metropolitan Riveters enfrentará o Connecticut Whale, quarto e último colocado na primeira fase, no próximo domingo, dia 18. Um dia antes, o Buffalo Beauts, vice-líder, enfrenta o Boston Pride, terceiro. Quem vencer nesses confrontos decide a Isobel Cup desta temporada. 

Les Canadiennes comemoram mais uma vitória na CWHL (Celine Gelinas)

IIHF realiza classificatórias para seleções 

A IIHF (Federação Internacional de Hóquei no Gelo) organizou em fevereiro três fases classificatórias para os Mundiais adulto e sub-20 entre os homens e para o Mundial sub-18 feminino. Os campeões conquistaram o acesso à última divisão das competições na próxima temporada, mas entram oficialmente no ranking internacional de suas categorias. 

Na classificatória para o Mundial adulto masculino, o Turcomenistão atropelou seus rivais na competição realizada em Sarajevo, na Bósnia e Herzegovina. A seleção turcomena simplesmente passeou contra o time da casa, a seleção dos Emirados Árabes e o Kwait, conquistando três vitórias com 41 gols marcados, quase 14 por jogo. O país asiático conquistou o acesso à Divisão 3 em 2019. 

Ainda entre os homens, mas no sub-20, a África do Sul venceu os dois duelos contra Taiwan (1 a 0 e 5 a 4) e também carimbou a vaga à Divisão 3 da competição no próximo ano. Já no sub-18 feminino, a vaga foi da Holanda, que venceu os quatro jogos do torneio realizado na Cidade do México para ficar com o acesso ao Grupo B da Divisão 1. 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.